OPINIÃO

Como o Crowdfunding pode ser útil para qualquer indústria

12/04/2016 18:16 -03 | Atualizado 26/01/2017 22:53 -02
erhui1979 via Getty Images
Illustration and Painting

Qualquer indústria pode executar uma campanha de financiamento coletivo bem sucedida, se for feita da maneira certa.

O ponto é que as pessoas têm que acreditar que estão investindo em algo que vai mudar o mundo. Essa não é uma tarefa fácil, porque nem todo investimento de valor tem o poder de mudar o mundo, mas você deve convencê-las de que seu projeto precisa ser viabilizado e isso só acontecerá com suas contribuições.

Escolha a melhor plataforma para seu projeto

Não espere que a plataforma de financiamento coletivo em que escolheu para criar sua campanha faça todo o trabalho por você. Já existem plataformas menores específicas para algumas indústrias (como o Terceiro Setor), competindo com as gigantes do mercado. Independente da sua escolha, a plataforma te dará suporte quando necessário, mas lembre-se que além da sua existem inúmeras outras campanhas para ficarem de olho.

Faça um vídeo demonstrativo

Um vídeo marketing é tudo que você precisa para transmitir sua mensagem ao mundo. Você tem que convencer alguém de que contribuir com sua campanha e investir em você será a melhor decisão do dia.

  • Conte uma história. As pessoas estão interessadas em você e na sua trajetória, faça-os sentir como se fossem amigos de infância.
  • Deixe um apelo à ação. Muitas pessoas cometem o erro de se aprofundar na história, mas não dizer às pessoas o que você quer que elas façam. Convide o potencial contribuidor à realizar uma ação - contribuir, no caso.

Aqueça as mídias sociais antes mesmo da campanha ser lançada

Todo projeto deve começar com um investimento mínimo de tempo e disposição para contatar o público incontáveis vezes até que todos tenham recebido sua mensagem e, as vezes, o tempo de campanha é curto para fazê-lo durante o processo.

As mídias sociais são uma ótima maneira de conseguir apoio antes mesmo do seu projeto ser lançado. Estimule seu público, faça as pessoas se interessam e quererem contribuir. Quando a campanha for oficialmente lançada, todos já sabem do que se trata e a contribuição pode ser realizada.

Lembre-se de que as pessoas costumam seguir a multidão, isso é, eles precisam que alguém dê o primeiro passo para, só então, investir em você. As suas chances são muito maiores se o potencial contribuidor ver que outras pessoas já contribuíram. Valorize o apoio inicial, mesmo que seja apenas da sua família e amigos.

Batalhe pelo sucesso da campanha

É impossível garantir o sucesso de uma campanha de financiamento coletivo. Por isso, você deve colocar tempo, empenho e muita persistência e esperar que as pessoas se interessem pelo seu projeto.

Lembre-se que você ainda precisa de um bom projeto. Certifique-se de que você tenha um plano de negócios e marketing antes mesmo de querer alguém para investir. Mesmo a melhor campanha de crowdfunding vai cair sem um sólido plano de negócios por trás dela.

LEIA MAIS:

- Crowdfunding é a solução para a Crise Econômica

- Vaquinha Digital se populariza no Brasil e mais projetos são lançados

Também no HuffPost Brasil:

8 ideias bobas que viraram negócios milionários