OPINIÃO

<em>The Leftovers</em> é sobre o quê, afinal?

11/07/2014 15:07 -03 | Atualizado 26/01/2017 21:36 -02
Reprodução

Mais uma série HBO chegou na nossa tela. Estreia mundial, marido da Jennifer Anniston, Liv Tyler, trailer com música emocionante e com gente desesperada veiculado durante toda a transmissão da quarta temporada de Game of Thrones.

Até que estreou, com muita gente nas redes sociais assistindo para ver se substitui o vazio que GoT deixou (temos dicas aqui pra vocês, tá?). Com o primeiro episódio lançado, o que já podemos inferir sobre a série?

Para o que estamos olhando?

Uma humanidade lidando com um grande luto de 3 anos. Luto pelos 2% da população mundial que sumiu, desapareceu do nada e nunca mais apareceu. Puff!

"Então essa série é para descobrirmos o motivo do desaparecimento?"

Hummm, sinceramente, não.

O que esta série vai nos entregar é como as pessoas lidarão com esse luto daqui em diante. Porque, aparentemente, o período oficial de luto acabou com um ritual no parque em homenagem ao desaparecidos.

Este é o tipo de série que particularmente gosto de chamar de "série sobre como viver num mato sem cachorro" (no caso de The Letfovers, eles literalmente ficarão num mato sem cachorro). Temos várias delas na TV: The Walking Dead, The 100, Lost, Once Upon The Time, Jericho, Falling Skies.

"Tá, o quê então esperar de série "mato sem cachorro"?"

De verdade? Espere tudo, menos a explicação. Porque a explicação será apenas um dado na história. Um dado que as personagens irão descobrir e, nem sempre com ele na mão, poderão fazer algo para reverter o que aconteceu. Exemplo disso: The Walking Dead. Descobrir a causa do apocalipse zumbi não mudou o fato de que os personagens ainda tenham que viver fugindo dos mortos-vivos. Sacou?

Frente a isso, proponho que você assista The Leftovers fazendo um ótimo exercício mental que só as séries "mato-sem cachorro" permitem você fazer: praticar a empatia e a projeção.

"Oi, quê?"

Vamos lá, o tempo todo que você assiste a uma série "mato-sem cachorro", você fica imaginando o que faria nessa situação. Na verdade, ficar pensando nisso, querer acompanhar o que os personagens fazem, é o que realmente nos prende a uma história dessa. Então entregue-se!

Neste pós-Apocalipse, onde não só pessoas parecem ter desaparecido do planeta, como também a fluoxicetina, como você estaria seguindo com a sua vida?

Como os adolescentes em festas-orgias? Como o Chefe da Polícia se entupindo de remédios e tentando manter a ordem na cidade? Não se importar mais, como o pessoal fumante de branco em silêncio? Como a mídia e o estudioso tentando provar se o desaparecimento foi realmente um arrebatamento bíblico ou não? Atirando em cachorros? Virando um guia espiritual?

2014-07-07-VIDEOTheLeftoversTrailerShowsUsWhattheRaptureLooksLike.png

É pra isso que você vai continuar assistindo The Leftovers. E você vai continuar até a hora que cansar de fazer esse exercício. E aí fica o desafio da série em sempre diversificar as situações para que você nunca perca o interesse.

Fica o desafio lançado para você e para o Damon Lindelof.

[Crédito das imagens: Reprodução e Divulgação/HBO]

Texto originalmente publicado no Spoilers.tv.br.

Acompanhe mais artigos do Brasil Post na nossa página no Facebook.


Para ver as atualizações mais rápido ainda, clique aqui.


MAIS TELEVISÃO NO BRASIL POST:

Bebê vestida de personagens de séries