OPINIÃO

5 dicas de saúde para curtir o Carnaval numa boa

Não é difícil sobreviver com DIGNIDADE a este delicioso feriado!

21/02/2017 14:34 -03 | Atualizado 27/02/2017 19:36 -03

Pexels

Verão, calor, praia, farra, sol, Carnaval.

Carnaval?

Ok. Comidas diferentes, bastante cinema e pipoca, panelas e mais panelas de brigadeiro geladinho, muita, mas MUITA paleta mexicana de leite condensado, e bebidinhas. Várias bebidinhas.

Beleza, chegamos a uma conclusão: precisamos de algumas dicas de saúde para sobreviver com DIGNIDADE neste Carnaval, não é não?

Bem, vem comigo que, por mais incrível que pareça, é até fácil! Olha só:

1. Se hidrate bem

dicas de saúde

Parece óbvio, mas muita gente esquece de se hidratar durante o Carnaval. Até porque rola um fenômeno bizarro chamado de: a água encareceu, melhor tomar refrigerante. Eu sei, mó palhaçada esse trem do povo enfiar a mão no preço da água, mas, acredite, existem maneiras de se contornar a falta de hidratação na folia. Ande com uma garrafinha de água, por exemplo. Nem que ela seja de dois litros. E aí, é só alternar ela com as bebidas. Aliás, a melhor forma de se evitar a ressaca do outro dia é se hidratando direitinho. Aquela dor de cabeça horrorosa e a boca seca quase não dão as caras. E aí você vai conseguir aproveitar o dia muito mais! Ok, você não gosta de água e quer outras dicas de saúde que não se resumam a ela? Tudo bem. Suco natural e água de coco estão aí para isso. Além de hidratar, eles têm nutrientes que podem, inclusive, ajudar a regular sua glicose. Então se joga neles!

2. Barrinhas de cereal de emergência

dicas de saúde

Convenhamos: comer nem sempre é fácil no Carnaval. Mas é necessário. Até porque beber de estômago vazio é o maior erro que um juninho de folia pode cometer. Por isso, é sempre interessante andar com barrinhas de cereal nos bolsos para comer em casos de emergência. Ou, melhor ainda, para comer de fato. Estômago vazio e bebida NUNCA vão combinar nesta vida. Mas aí, vamos escolher umas barrinhas de verdade, né? Aquelas lambuzadas de chocolate e morango não valem, hein. Procurem por aquelas que são completamente feitas de grãos integrais, porque a fibra vai ajudar a segurar sua fome por mais tempo. Deem preferência para as marcas que não usam açúcar industrializado na composição dos produtos, e vai dar tudo certo!

3. Filtro solar, chapéu e sombra

dicas de saúde

Ó, proteger a pele contra o sol é uma das dicas de saúde mais obrigatórias, né? Então pode exagerar aí no Fator 30 tranquilamente. Além disso, lembre-se de que o Sundown não é a única coisa que te protege contra o sol. Use um chapeuzinho e, sempre que possível, procure por sombras. Afinal, insolação acontece, e é uma bosta.

4. Vá com calma

dicas de saúde

Eu sei, eu sei. Carnaval é aquela época do ano em que a gente quer mesmo é perder a dignidade, beber até cair e aproveitar horrores. Mas olha: lembre-se que feriados também servem para descansar. E o seu corpo pede por isso também. Pode rebolar, pular, cantar, beber e coisa e tal. Mas dê um tempo para o seu corpo descansar também. Fadiga só piora qualquer sintoma desagradável que você tiver.

5. Use camisinha!

dicas de saúde

De todas estas dicas de saúde, guarde essa bem no seu coração, que é pra ela nunca mais sair. Gente, NADA de errado em transar horrores, e com várias pessoas. Afinal, o Carnaval é a festa da carne, então bora aproveitar. Mas olha: USE CAMISINHA. EM TODAS AS RELAÇÕES. ACABOU UMA, USA OUTRA, ENTENDEU? Ele não tem, ó que beleza: você tem umas 5 no bolso. Ele não quer usar? Miga, você não é obrigada a nada. NADA.

Texto escrito por Luisa Rodrigues e publicado originalmente no Superela.

Leia mais:
6 maquiagens de carnaval que duram o dia inteiro
4 coisas que toda mulher solteira no carnaval deve saber
A fantasia de carnaval ideal para cada signo

*Este artigo é de autoria de colaboradores do HuffPost Brasil e não representa ideias ou opiniões do veículo. Mundialmente, o Huffington Post é um espaço que tem como objetivo ampliar vozes e garantir a pluralidade do debate sobre temas importantes para a agenda pública. Se você deseja fazer parte do nosso time de blogueiros, entre em contato por meio de editor@huffpostbrasil.com.

Rio de Janeiro: O carnaval da Sapucaí