profile image

Stephanie Ribeiro

Estudante de Arquitetura da PUC de Campinas (SP) e ativista feminista negra

Estudante de Arquitetura e Urbanismo na PUC de Campinas. Ativista feminista negra, publicada em revista Marie Claire, Blogueiras Negras, Gémeas, Confeitaria, Modefica, Imprensa Feminista, entre outros. Em 2015, recebeu da Assembléia Legislativa de São Paulo a Medalha Theodosina Ribeiro, que homenageou seu ativismo em prol das mulheres negras.
Ilustração: Erin Robinson

Como é ser a namorada negra de alguém

Foi desejada, cobiçada, era exótica. Até teve vários parceiros, beijos escondidos no carro, recebeu mensagens de amor secretas. Viveu breves e intensos relacionamentos com pessoas que nunca estiveram prontas para algo além de sexo. Se sentia usada, reificada, levada à condição de passatempo, distração, acessório, objeto lascivo. Era uma jovem negra cansada.
20/11/2016 09:21 -02
Divulgação

6 filmes para entender por que a exploração infantil é um problema no Brasil

Recentemente, na minha conta pessoal do Facebook, postei uma matéria que mostra fotos de bordéis em Bangladesh denunciando a violência a que estão sujeitas as mulheres que se prostituem nesses ambientes. Depois disso, infelizmente, vi pessoas dizendo que tais situações são distantes da realidade que vemos aqui no Brasil, o que me deixou muito indignada.
04/11/2016 13:43 -02
Fabiano Battaglin/TV Globo

De Blackface a Whitewashing: As representações racistas na televisão

Vivenciamos uma realidade racista e estruturante baseada na ideia da distinção entre indivíduos conforme o seu grupo racial. E estou pensando raça aqui não como um fator biológico, mas social. Portanto, esse fator interfere e muito na vida e nas possibilidades que chegam até as pessoas. Assim sendo, o racismo continua pautando nossa sociedade, pois é ensinado e alimentado cotidianamente.
21/10/2016 12:40 -02
ands456 via Getty Images

Nós negros não morremos só de tiros. Eu tenho depressão

Depressão e doenças psicológicas são desenvolvidas também em decorrência dos abusos constantes. Precisamos nos curar, precisamos nos permitir a ser fracos para que juntos possamos ser fortes, pois somos a resistência. Eu tenho aprendido a lidar diariamente com a depressão, mas é sem dúvidas a relação mais abusiva que vivo.
12/09/2016 11:54 -03
auracallaghanillustration.com

A máquina de fazer ativistas não respeita subjetividades

Eu não sou perfeita. Ainda bem. E não quero ser. Não quero ser obrigada a ler isso ou aquilo para ter voz; não quero me sentir deslegitimada em espaços por querer falar ou não das minhas vivências; não quero falar que ativista de verdade faz isso ou aquilo; não posso ser cobrada de compartilhar, ler, falar sobre todas as pessoas negras. Não quero viver os movimentos sociais como se eles fossem uma relação abusiva e, não quero fingir que estamos todos prontos e fortes, sendo companheiros numa guerra, se nas pequenas batalhas individuais não nos apoiarmos, pelo simples fato de não acreditarmos e nem praticarmos nossas ideologias.
26/07/2016 19:11 -03
Reprodução/Band

Não é vitimismo, é racismo

Vejam quantas pessoas com perfis como o de Mohamad, Gabriela, Ana Paula ganham amor e torcida à favor. Enquanto pessoas com perfis mais parecidos com o de Gleice, Mara e Angélica, só recebem ódio. Podem dizer que é um assunto banal falar de realitys. Até seria se esses realmente não evidenciassem o que só para opressores é mascarado. Pensem nisso antes de lerem esse textos e acharem que no fundo não há racismo.
08/06/2016 12:12 -03
Oswaldo Corneti/ Fotos Públicas

#FicaQuerida: Dilma, estou com você até o fim

Eu vou ficar com Dilma até o fim. Para derrubar Dilma, vão ter que me derrubar também. Chamem de governismo, de feminismo, de terrorismo, de mimimi. Mas eu vou ficar com Dilma, até o fim, doa a quem doer. A gente não perdeu em 2016 como Bolsonaro disse. É agora que, mesmo dentro de todas as críticas que faço ao PT, vamos ver as boas sementes do seu governo.
20/04/2016 14:42 -03
Divulgação/Anistia Internacional

O Brasil perdoa o racista e condena o negro

Aqueles que portam singelos produtos de limpeza na mochila, e são de pele negra, a cor que não é da camiseta vermelha que podemos ou não escolher usar, continuam pagando pelo erro de existir. Sejamos realistas e sinceros com nós mesmos, perdoamos racistas com a mesma facilidade que condenamos negros. É só por isso que Rafael Braga está preso, e Cláudio Botelho gozando da liberdade de sentir uma vítima. Parece piada, mas não é.
05/04/2016 16:25 -03
David Basanta/Flickr

A esquerda que fica em silêncio não representa ninguém

É a esquerda que falhou. E que continua falhando quando diz: não sei o que falar sobre isso. Quando ela poderia e deveria estar falando e SEMPRE e não só agora, pois o lugar que ela ocupa ainda não é ocupado por nós! Nós negros, nós de origem REALMENTE pobre, nós que não temos nenhum dos pais com diploma universitário, e que sabemos o que é ser a base da pirâmide.
16/03/2016 23:48 -03
J. Vespa via Getty Images

Eu não perdoo a Fernanda Torres

Não é só pelo racismo evidente em achar que uma mulher negra merece ser chamada de mulata e também pelo assédio aceitável e elogioso para com o corpo dela. É pelo racismo que fica nas entrelinhas, por achar que falar de si mesma e de sua visão enviesada sobre o feminismo, sendo uma mulher branca, magra, rica e conhecida não terá consequências.
25/02/2016 17:30 -03