OPINIÃO

5 tímidos da literatura que se deram bem

28/04/2014 10:43 -03 | Atualizado 26/01/2017 21:24 -02
Divulgação

iba

Muito se fala sobre superar a timidez ou achar pontos positivos na introversão. Mas pouco é comentado sobre as pessoas tímidas que conseguem se destacar (e muito) sendo exatamente do jeito que são. Numa rápida pesquisa, relembrei 5 personagens da literatura que mesmo com toda timidez se deram muito bem. Vale conhecê-los e se inspirar nos encabulados heróis. CUIDADO! Rolam spoilers fortíssimos!

1. Quentin Jacobsen, Cidades de papel

Prestes a se formar no ensino médio, Jacobsen não imagina nenhum cenário agradável em seu baile de formatura. Mas, depois de uma série de aventuras ao lado da gostosona do colégio, que o forçou a ajudá-la em tarefas bizarras, o garoto consegue realizar seu sonho. Ele pega a pop da galera e ganha um lugar no hall da fama escolar.

2. Charlie, As vantagens de ser invisível

Um garoto de 15 anos abusado sexualmente pela tia que precisa refazer sua vida com novos amigos. Sim, Charlie é extremamente tímido e problemático, mas consegue ter uma vida social ativa, amigos divertidos e até beijar a menina por quem ele é apaixonado.

3. Rony Weasley, Harry Potter

O cara que sempre ficou na sombra do bruxo mais famoso de Hogwarts se deu bem melhor que o próprio Harry Potter. Ele conseguiu feitos importantes na trajetória contra o maléfico Voldemort - mesmo sem ter muito talento para heroísmo -, e ainda casou com a bruxinha mais inteligente da escola.

O desfecho do acanhado personagem foi tão positivo que a própria J. K. Rowling, autora da série, se mostrou arrependida de ter oferecido tantas glórias a ele. Em outras palavras, a escritora se arrependeu de não ter juntado o casal mais óbvio: Hermione e Harry.

4. Cameron Wolfe, A garota que eu quero

Completamente diferente de seus irmãos, Cameron não é popular e muito menos atleta. A solidão que o acompanha por causa da extrema timidez ofereceu a ele um talento especial: a escrita. Quando ele se apaixona pela namorada do irmão, nem imagina que esta habilidade poderia conquistá-la. Octavia percebe que Cameron é diferente. Sua sensibilidade e atenção são mais atraentes que o porte atlético do irmão.

5. Jamie Sullivan, Um amor para recordar

Filha de um pastor e com uma fé inabalável, Jamie é tímida, pacata e muito tranquila, apesar de ter uma vida sofrida. O fim de sua história pode não ser o mais esperado, mas ela se casa com o amor de sua vida e o ajuda de diversas maneiras. Além de ser amada como poucas, Jamie se torna popular e recebe mais de 200 convidados em sua festa de casamento.