OPINIÃO

Inverno é tempo de se cuidar

15/07/2014 18:11 -03 | Atualizado 26/01/2017 21:36 -02

Chega o inverno, o friozinho, e com eles aquela preguiça monstro. A vontade é de ficar em casa embaixo das cobertas. Coragem para atividades física? Difícil achar. O que poucos sabem, é que agora, no início do inverno, é justamente a melhor época para dar mais atenção a si mesmo. É quando a nossa energia física está mais em alta e nossa digestão funciona melhor. É hora, então, de se cuidar.

O cuidado consigo mesmo também tem outro importante motivo: com as temperaturas mais baixas e todo mundo com janelas fechadas, é mais fácil ficar doente. Gripe, resfriado e dor de garganta são os mais comuns. Mas não são nada que uma alimentação adequada não resolva. Saladas de folhas escuras com molho agridoce combinadas com proteína animal são ótimas opções para o almoço. Ou seja, é uma boa época para comer carne, desde que sem exagero e acompanhada com essas saladas. No jantar, opte por cozidos com verduras e sopas. O abacate é uma fruta fonte de boas gorduras no inverno. Já as frutas cítricas, como a laranja e a tangerina, são muito recomendadas por manterem o aquecimento do corpo.

2014-07-15-inverno2.jpg

A verdade é que a natureza é muito sábia. Mais sábia do que percebemos. Cada estação produz frutas e legumes específicos e nosso organismo pede pelos alimentos de cada época. Por isso, inclui-los na alimentação é uma ótima escolha. E o melhor: além de serem mais apropriados à estação, eles são mais baratos! É a época de evitar comidas apimentadas, amargas e adstringentes e de aumentar a ingestão de gorduras "do bem" como oleaginosas e derivados do leite de boa qualidade. Atenção especial a legumes, frutas e verduras. Elas devem responder por pelo menos 40% da nossa alimentação, pois ajudam a equilibrar o pH do organismo.

Além de nos preocuparmos com o que comemos, também é importante ter atenção com o que bebemos. Evite ingerir bebidas geladas. Um pouco de vinho é a melhor escolha. Ele estimula a circulação e aquece o corpo - mas só se você estiver bem agasalhado, hein?

Além da alimentação, o inverno é um bom período para cuidar de você mesmo em geral. Regularizar o sono é muito importante. Evite dormir durante o dia, pois isso incentiva o aumento dos elementos água e terra em nosso corpo, o que estimula o desenvolvimento de gripes e resfriados. Aproveite o período para namorar mais e fazer massagens com óleos quentes. Eles são ótimos para cuidar da sua saúde.

O frio aumentou, mas a hora é essa. Nada de desânimo. Cuide de si agora. O resultado, você e todo mundo vão ver no verão!

Acompanhe mais artigos do Brasil Post na nossa página no Facebook.


Para ver as atualizações mais rápido ainda, clique aqui.


MAIS ALIMENTAÇÃO NO BRASIL POST:

35 receitas de café da manhã da revista Boa Forma