OPINIÃO

10 motivos para amar o Brasil e os brasileiros

23/02/2014 10:00 -03 | Atualizado 26/01/2017 20:51 -02

Tem rolado muita negatividade recentemente. A jornalista brasileira Nicole Froio descreveu o clima tenso no Rio de Janeiro muito bem em um artigo para o The Guardian. Além disso, a morte do cinegrafista Santiago Andrade foi uma tragédia. Existe uma fúria pública borbulhando por trás de tudo isso, e eu acredito que as discussões e demonstrações sobre questões internas irão continuar. Como gringo, eu apenas observo esses eventos de longe.

Mas eu gostaria de acrescentar um pouco de equilíbrio ao debate. Precisamos de mais positividade e de dividir com o mundo todas as coisas surpreendentes e incríveis sobre o Brasil que nós sabemos ser verdade neste ano tão importante para o país. Brasil, esta é a minha homenagem a você. Aqui está a minha lista de coisas que eu amo no Brasil, e em vocês, brasileiros. Obrigado.

1) O Brasil aventureiro. Brasil é um lugar para explorar selvagens e belas paisagens como nenhum outro lugar do mundo. Além disso, os brasileiros têm sede de explorar e fazer coisas novas. Este é o meu exemplo: eu tenho pavor de alturas, mas fui contagiado pela vontade de explorar e fazer algo diferente quando visitei o Rio, e decidi saltar de asa delta. Foi uma das coisas mais emocionantes que eu já fiz na vida -- o vídeo do salto está no meu canal do YouTube. E essa será a minha próxima paixão brasileira: SUP surf (ou REP - remo em pé).

2) A natureza acolhedora do brasileiro. Quando cheguei pela primeira vez no Brasil, eu conhecia só duas pessoas. Algumas semanas mais tarde, eu já tinha dezenas de amigos brasileiros - e muitos deles serão amigos para a vida toda. Fui convidado para festas e celebrações, e aos corações das pessoas. Eu já viajei o mundo, mas nunca me senti tão bem-vindo em qualquer outro lugar como fui no Brasil.

3) O clima. Vocês, brasileiros, não vão entender isso. Mas sabem que nós britânicos estamos sempre reclamando do clima, certo? Isso porque o tempo aqui é sempre uma porcaria, mas às vezes nos dá um pouco de esperança de que melhore. Talvez apenas por algumas horas de um dia no verão, a gente consiga ter um clima agradável. Mas logo em seguida está congelando novamente. Eu adoro o clima do Brasil. Não dá para explicar o quanto eu amo o calor. Nunca é quente demais para mim.

crédito: Flickr/Ze Carlos Barretta

4) Toda a cultura de praia. O clima me fez lembrar de outra coisa. Eu amo as praias brasileiras, mas, mais do que isso, eu amo a cultura de praia do povo brasileiro. Eu não consigo pensar em um domingo melhor em qualquer lugar do mundo do que passar o dia numa praia brasileira com os amigos.

5) A comida. No Reino Unido, desde criança eu sempre fui considerado "exigente" em relação à comida. Eu sempre comi muita junk food, e odiava alimentos básicos como arroz e massas. Até que eu fui para o Brasil e tudo mudou. Eu aprendi que arroz é bom quando temperado com alho. E como eu amo feijão preto! Alguns dos meus pratos favoritos incluem feijoada, pastel de camarão e a moqueca capixaba.

2014-02-13-c3.jpg

6) As bebidas. Apesar de eu amar caipirinhas e outras bebidas típicas, eu preciso agradecer o Brasil pelo guaraná -- que de primeira eu pensei ser algum tipo de suco de maçã, só que mais gostoso. Ah, sim, e também pela água de coco fresca. Bom demais.

7) Churrasco. Já que estamos falando de comida, eu preciso dar uma menção especial ao churrasco brasileiro. Nada de salsicha e hambúrguer. Desde a primeira vez que fui a um churrasco, estou convencido de que a carne do Brasil é a melhor do mundo, e de que os brasileiros são os melhores em assar carne no mundo. Obrigado.

crédito: Flickr/sryffel

8) Música ao vivo nas ruas. Vocês podem até estar cansados desse estereótipo do samba, mas, por favor, a música de vocês ao vivo, seja ela pagode ou qualquer outra coisa, é incrível. É com alma, é feliz e eu adoro isso.

9) A cultura do futebol. Eu cresci com o futebol na Escócia, mas eu nunca soube realmente o que é paixão pelo futebol até sentar em um boteco e assistir a um jogo do Campeonato Brasileiro. A intensidade, a rivalidade, a paixão dos fãs são diferentes de qualquer outro lugar no mundo.

10) Os brasileiros. Para ser sincero, esta lista poderia ir até o número 100. Talvez eu faça isso um dia, mas este post é realmente sobre vocês, os brasileiros. Eu nunca conheci pessoas tão felizes, amigáveis, e ótimas companhias. Isso é o que faz o Brasil. De um gringo a todos vocês, isso é o que eu mais gosto no Brasil: você. Eu sei que há um monte de tensões, e a mídia estrangeira vai continuar o seu relato tendencioso e desinformado sobre o Brasil. Há também um monte de coisas internas que os brasileiros querem e devem corrigir. Mas este ano, durante a Copa do Mundo do Brasil, eu tenho certeza que vocês vão mostrar ao mundo por que o Brasil é um lugar tão apaixonante.

(Este texto foi traduzido para o português pela minha esposa, a publicitária e blogueira Marielle Machado)