OPINIÃO

Parque Nacional do Pau Brasil é aberto pela primeira vez em 16 anos

12/12/2016 15:53 -02 | Atualizado 12/12/2016 15:53 -02

Recentemente, o Parque Nacional Pau Brasil foi aberto para visitação pela primeira vez desde que foi criado, em 1999, na época das comemorações do descobrimento do Brasil. O espaço abriga parte da história do nosso país e protege a vegetação nativa encontrada pelos navegadores portugueses quando atracaram em terras tupiniquins. Com a abertura do parque, esse cenário continua sendo conservado, porém passa a estar acessível para todos os cidadãos.

Conversamos com Fábio André Faraco, gestor do parque, para conhecer um pouco dessa história.

Você pode nos contar um pouco da história do Parque Nacional do Pau Brasil?

É um lugar onde começou uma jornada bastante interessante. Estamos próximos ao local onde Pedro Álvares Cabral atracou pela primeira vez no Brasil e deu início a esse grande intercâmbio de povos tão distintos quanto os europeus e os indígenas da época. O parque está no coração disso. Um exemplo é o Rio do Brasil, hoje chamado de Rio da Barra, que nasce dentro do parque e aparece no primeiro mapa do país, de 1502.

Por que abrir o parque para visitação depois de tanto tempo?

Na verdade, ele sempre deveria ter estado aberto. Quando você pensa em parque, o que vem à cabeça? Diversão, alegria. É isso que o parque deve proporcionar. No caso do meio ambiente, parques também são espaços de contemplação, conhecer lugares novos e os parques naturais existem para despertar o olhar para a natureza nos visitantes. As pessoas vão sair daqui com essa visão da importância da floresta, que é de onde viemos

O que o Pau Brasil oferece aos visitantes?

Estamos na região de Porto seguro que recebe muitos turistas. Por isso, pensamos em atividades para somar a essa visita. O parque tem trilhas e atividades de curta duração, para que a pessoa inclua na viagem meio período ou um dia de visitação ao parque. Não precisa deixar de ir à praia.

Queremos que as pessoas venham e pensem "puxa vida, visitar um parque não é difícil, não preciso passar perrengue" e que saiam do Pau Brasil com vontade de buscarem outras experiências em parques.

Quem visita o parque pode conhecer a árvore de mesmo nome?

O Parque Nacional do Pau Brasil foi criado para proteger a Mata Atlântica e, especialmente, o Pau-Brasil, árvore que deu origem ao nome do país e que se tornou escassa, com o decorrer dos séculos em todo território nacional. Inclusive, é muito raro encontrar uma população natural com o tamanho e a diversidade de espécies que temos no parque. Então quem vier visitar estará entrando na casa do Pau Brasil.

Para visitar o Parque Nacional do Pau Brasil

Endereço: Estrada Velha Arraial - Itabela s/nº

Horário de Funcionamento: Entrada das 8h às 13h

Preço: Grátis

Veja mais imagens do parque:

Parque Nacional Pau Brasil aberto para visitação

LEIA MAIS:

- Por que estamos distantes dos nossos parques?

- Por que o bem-estar humano é crucial para combater a mudança climática

Também no HuffPost Brasil:

Estragos da Mudança Climática