OPINIÃO

9 maneiras de agradar o(a) comissário(a) de bordo no seu vôo

22/06/2014 10:50 -03 | Atualizado 26/01/2017 21:44 -02
Getty Images/Hero Images

Irritar o(a) comissário(a) de bordo? Não! Esquece isso! Eu sou uma garota do tipo copo meio cheio, uma comissária e mãe! Não há como eu olhar por esse ângulo. Vamos inverter a coisa! Vamos mudar de atitude, vamos ser prestativos e positivos! Eu já sei...

As nove principais maneiras de encantar o(a) comissário(a) de bordo:

1. Seja educado: É simples assim, de verdade. Aquele velho ditado, "você colhe o que você planta". Duas palavras que comissários(as) de bordo não escutam como muita frequência são "por favor e obrigado", mas elas podem valer por um vôo inteiro. Eu recentemente vi um bóton que dizia "ser educado é sexy!". Eu concordo 100%.

2. Leve um sorriso na bagagem: E não deixe de compartilhar! Exiba um sorriso durante o vôo. Você não precisa nem esperar que o aviso de afivelar o cinto se apague. Sorrir não custa nada e aposto que vai funcionar com os outros passageiros também.

3. Seja forte: Não estou dizendo que os comissários não estão lá para lhe ajudar, mas se você sabe que a sua mala está pesada demais para você levantar, não espere que outra pessoa a levante para você.

4. Planeje: Chegou ao seu portão antecipadamente? Parabéns! Use o seu tempo sabiamente e pegue uma água para beber. Pode levar algumas horas para embarcar, prosseguir para a pista, decolar e ter o serviço de bordo disponível. Também é um ótimo momento para ir ao banheiro. Existem outros passageiros que estão correndo para pegar o vôo por causa de uma conexão apertada, se você estiver preparado quando embarcar, os comissários ficarão livres para ajudar as pessoas que acabaram embarcando em cima da hora.

5. Seja saudável: Beba água, levante e ande até o banheiro a cada duas horas, pois é importante alongar e ativar a circulação, especialmente em vôos que duram mais do que quatro horas. Mas é possível deixar a yoga de corredor para a terra firme - certamente seus companheiros de viagem ficarão gratos. Aproveite para fazer isso no tempo vago que tiver... veja número quatro.

6. Seja um super-herói: Se você mudar de lugar para que uma família com crianças pequenas possam sentar juntos, você será um super-herói para os comissários de bordo. Acredite, é verdade. Os comissários sabem que não é fácil abrir mão de bom grado do seu assento de corredor e nós faremos tudo que estiver ao nosso alcance para tornar a sua viagem mais confortável. Sem que você saiba, você será o herói invisível do vôo.

7. Seja consciente: Poderíamos colocar esse conselho no ponto "Seja Educado", mas eu acho que isso merece uma categoria independente. Se você quer beber algo, esteja consciente da situação. Tire os fones de ouvido quando o carrinho com as bebidas passar por você. Sei que você me entende. Talvez você trabalhe com atendimento ao público, e gosta quando as pessoas desligam os aparelhos eletrônicos quando são atendidas por você. Ou quem sabe você tenha filhos adolescentes e sabe como é frustrante quando eles não te respeitam porque nem te escutam. Dois minutos do seu tempo, é só isso que pedimos. Saúde!

8. Conheça a si mesmo: E compartilhe esse conhecimento. Isso pode parecer bobagem para você, mas eu conheço comissários que enlouquecem quando os passageiros pedem café e deixam de falar se querem leite ou açúcar. Talvez seja uma coisa que amamos odiar, sei lá. Ás vezes, me deixa perplexa, mas posso lhe garantir, se quiser surpreender o comissário que lhe atende, diga como gosta do seu café. Só não prometo qual será a reação, se vão pular ou bater palmas de alegria!

9. Ajude: ou saia do caminho. Emergências médicas a bordo são mais comuns do que você imagina. Os comissários são treinados para ajudar e temos o equipamento necessário para fazê-lo. Mesmo assim, apreciamos o auxílio de profissionais habilitados da área de saúde que estão no vôo. Nós costumamos pedir ajuda se necessário no alto falante de borde e ficaremos verdadeiramente gratos àqueles que podem de fato ajudar. Esse é outro momento em que as pessoas devem ser bem conscientes. Se você percebe que os comissários estão atendendo a um passageiro com um possível problema de saúde...não aperte o botão para chamar um comissário naquele momento! Acha que isso não acontece? Acredite, acontece sim!