OPINIÃO

Vamos a la Peña?

06/11/2015 15:30 -02 | Atualizado 27/01/2017 00:31 -02

2015-11-03-1446577913-5832052-MileneeAnaPaula.jpg

Uma "Peña Flamenca" vai tomar conta do palco da Livraria Cultura do Shopping Market Place, no dia 6 de novembro. Com baile, cante e guitarra, o evento convida a uma vivência cultural inédita, como a dos tradicionais clubes de flamenco da Espanha. A iniciativa, inédita nesse contexto, vem da Freeway Viagens e do Portal Flamenco Brasil, como parte do projeto ¡Olé! Caminhos e Sabores da Andaluzia, criado para promover o destino Sul da Espanha e a arte flamenca no Brasil.

As tradicionais peñas flamencas são clubes de aficcionados pela arte flamenca, para a exaltação e difusão do cante, do baile e da guitarra. Tiveram seu auge a partir dos anos 60 na Andaluzia, estendendo-se por toda a Espanha e diversos outros países. Nesses locais, o flamenco é tema contínuo das reuniões e recitais, tanto de intérpretes consagrados como de novas promessas da cena desta arte internacional.

Em cena, as bailaoras Ana Paula Campoy e Milene Muñoz convidam o público para conhecer a arte flamenca, por meio de interpretações e explicações, ao lado do cantaor Fernando de Marília e do convidado especial, o guitarrista Flavio Rodrigues. Assim como ocorre nas tradicionais peñas espanholas, o evento sugere uma vivência cultural descontraída, com apresentações de música e dança que remetem ao berço e a alma do mais puro flamenco: a região da Andaluzia.

2015-11-03-1446578138-7189457-Flavio9.jpg

A ideia desta noite é promover um passeio por diversas cidades do Sul da Espanha através dos palos --nome que se dá a cada estilo de cante. De Cádiz, vêm as alegrias e cantiñas. Em Sevilha, há as soleás e os tangos de Triana, além das típicas e famosas sevilhanas. Passando por Jerez, uma das cidades mais flamencas do Sul da Espanha, a força vem das bulerías e da dramaticidade das seguiriyjas. Em Córdoba, há ainda os fandangos e as rondeñas. Sem esquecer dos tantos e das granaínas de Granada.

São lugares que integram um novo roteiro de viagem pela Andaluzia, que o público terá a chance de conhecer, neste encontro, através da música. Uma experiência inédita, em que será possivel aprender, compreender e desfrutar desta arte maravilhosa! Na mesma noite, será também apresentado o disco "Anyway", trabalho autoral do guitarrista Flavio Rodrigues, paulistano que viveu 18 anos na Espanha e rodou o planeta, acompanhando os grandes nomes da cena flamenca internacional.

2015-11-03-1446578000-1470952-cordoba_patios5.jpg

Berço do flamenco, a região da Andaluzia, no Sul da Espanha, é um destino mágico! Visitantes de todas as partes do mundo viajam para essa região em busca de sua luz, suas cidades monumentais, e seu ritmo inconfundível. Para conhecer esse pedaço tão particular da Espanha, sem pressa e como tem de ser, a Freeway Viagenscriou um roteiro único, inspirado nos passos do flamenco, que mistura música, dança, arte, arquitetura, gastronomia e, claro, os excelentes azeites e vinhos espanhóis. Declarado Patrimônio Imaterial da Humanidade pela Unesco, em 2010, o flamenco tem suas raízes na Andaluzia, no final do século 18, e um de seus redutos em Sevilha. Ainda que não exista uma versão sustentável sobre sua origem, acredita-se que tenha surgido nos círculos ciganos, e seguiu mundo afora, por conta da mescla cultural que historicamente aconteceu ali. O nome Andaluzia vem do árabe "Al-Andalus", que se refire às regiões que estiveram sob o domínio árabe entre 711 e 1492.

Serviço: Penã Flamenca

Quando: dia 6 de novembro

Onde: Livraria Cultura Shopping Market Place

Horário: 19h30

Preço: R$ 40

Artistas:

Flavio Rodrigues: guitarra flamenca e cante

Fernando de Marília: cante

Milene Muñoz e Ana Paula Campoy: baile flamenco

Endereço:

Avenida Dr. Chucri Zaidan, 902 - Brooklin - Shopping Market Place, São Paulo - SP, 04583-903, tel. (11) 3474-4033

Ingressos: www.sympla.com.br

Foto: Eduardo Sardinha| Escritório de Turismo da Espanha|Divulgação

SIGA NOSSAS REDES SOCIAIS:



VEJA MAIS NO HUFFPOST BRASIL:

Estes vovôs e vovós dançam MUITO!