OPINIÃO

O que fazer para o email marketing ser aberto e lido

02/04/2014 11:47 -03 | Atualizado 26/01/2017 21:16 -02

O que faz você abrir um email para ver o seu conteúdo?

Se for pessoa conhecida quem enviou o email você provavelmente vai abrir antes dos outros.

Mas email de empresa, ou de alguém pretendendo oferecer algum produto ou serviço, o assunto do email tem importância fundamental na decisão de abrir, ou deletar, o email, não é verdade?

Em estudo divulgado pela MailerMailer publicado no E-commerce News, analisando mais de 1,4 bilhão de emails, mostra que o tamanho do texto colocado no assunto da mensagem tem influencia direta na decisão de abrir ou deletar o email.

Quando o assunto tem entre 4 e 15 caracteres a taxa média de abertura dos emails vai a 15%, enquanto acima desse tamanho o índice baixa a uma média de 10%, sendo que assuntos com textos entre 16 e 27 caracteres tem média de abertura de 9%, a partir de 28 caracteres a taxa sobe e fica estável perto dos 10%.

Primeiro passo é fazer com que o email seja aberto, depois fazer com que a pessoa leia, se interesse e clique no conteúdo do email para fazer a ação planejada.

Essa pesquisa também avaliou a taxa de cliques nas mensagens, novamente os emails com assuntos com menos de 15 caracteres teve a maior taxa de cliques, 2,6%, superior as que tem mais de 51 caracteres, que foi de 1,6%.

Depois que o email foi aberto, com o conteúdo personalizado, a taxa de cliques foi de 13,2%, pouco superior a de quando a linha de assunto foi personalizada, com 12,9% de cliques, enquanto as mensagens sem qualquer tipo de personalização ficaram com 9,8% de média.

Vamos fazer uma conta simples, considerando envio de email marketing para 1000 pessoas. Com o assunto contendo 20 caracteres (por exemplo: Aproveite a promoção), 90 emails serão abertos, se o email não for personalizado apenas 9 terão cliques. Ou seja, a cada 1000 emails enviados apenas 9 podem direcionar o público ao conteúdo desejado, conforme os resultados dessa pesquisa.

O email marketing continua sendo uma ferramenta importante para a estratégia de marketing das empresas, como já vimos por aqui, mas é necessário todo cuidado e atenção desde a hora de criar o assunto até o momento de elaborar o email em si.

Claro que não tem formula pronta, alguma magia que vai fazer com que os seus emails sejam abertos, apenas tentando e testando até atingir a melhor forma de fazer com que seu publico interaja atraído pelos emails.