OPINIÃO

A hora certa de postar nas redes sociais

09/07/2015 13:23 BRT | Atualizado 26/01/2017 22:38 BRST
shutterstock

No Brasil Post temos visto o tamanho ideal das postagens nas redes sociais, a sua vida útil, acompanhando a importância que Facebook, Twitter, Youtube, Instagram, Pinterest, Google + e outras redes menos sociais tem no nosso dia a dia e como utilizar da melhor forma possível todo esse potencial.

O Scup divulgou um estudo analisando mais de 170 milhões de posts no Facebook, Twitter e Instagram em 2014 no nosso País. Vamos ver alguns desses resultados.

A primeira constatação foi do aumento dos posts em 2014, já que em 2013 esse número havia sido de 86 milhões, mostrando uma participação maior dos internautas nas redes sociais, aumentando a sua importância, diminuindo a vida útil de cada texto, trazendo maior concorrência entre os posts e as redes sociais em si pela atenção do internauta.

Os dias de mais movimento no Facebook foram terça e quarta-feira, com o pico de audiência ocorrendo na quarta-feira entre 11h e meio-dia. Isso mostra a característica do usuário desta rede social, e sua utilização por meio de smartphones para atualizar e acompanhar as atividades dos amigos. Nos fins de semana o movimento diminui.

No Twitter a audiência foi maior na terça-feira entre 23h e 0h e quarta-feira entre 21h e 22h (22h é o horário do jogo de futebol na Tv nesse dia), com interação maior depois das 17h, caindo o movimento nos fins de semana.

O Instagram teve seu pico nas sextas-feiras entre 19h e 20h, mostrando um pouco das imagens dos internautas no momento do happy hour da sexta-feira, categorizando essa rede social com essa característica.

Cada rede social tem uma finalidade, na visão dos seus seguidores, por isso tem dia e horário especifico com mais movimento, onde acumula a maior audiência, tem mais gente conectada e atenta nesses horários.

Isto não quer dizer que se você, ou uma empresa, postar alguma coisa nos horários de maior movimento de cada rede social vai obter o melhor resultado. Com mais movimento cada post fica menos tempo exposto para cada internauta, aumentando a concorrência e menos chance do que foi postado ficar na memória de quem viu. Nem sempre vale a pena "aproveitar" o horário de maior audiência, pode ser que uma hora antes, ou uma hora depois, possa trazer um retorno melhor.

A melhor maneira de verificar como a sua audiência se comporta é fazendo testes, postando em diversos dias e horários para ver qual atinge um público maior. Afinal o que importa é passar a sua mensagem para o seu público.