profile image

Rodrigo Borges

Publicitário, adepto do "calma, gente"

Meu nome é Rodrigo Borges e sou adepto do "calma, gente".
Peter Dazeley via Getty Images

E o tal do mundo não se acabou

Seu time foi rebaixado? Vai lá aturar os malas dos adversários enchendo o seu saco e jogar a Série B. Seu candidato perdeu? Busque entender o porquê (sem se fazer de vítima) e, se estiver disposto, engaje-se mais da próxima vez. Tirou nota baixa na prova? Estude mais para a seguinte. Uma das consequências mais legais do mundo não acabar é que ele está cheio de segundas chances. Levanta essa cabeça aí. Amanhã tem mais.
14/11/2016 14:10 BRST
SIphotography via Getty Images

'Todo julgamento que fazemos não deixa de ser uma afirmação de quem somos'

Quando ouvimos a opinião política de um amigo, por exemplo. A depender do caso, você pode até discordar de posicionamento dele. Mas não é o censurando que você vai mudar a posição do ativista. Inclusive, o mais provável é que você reforce a posição do cidadão se julgá-lo. Julgar decisões pessoais também fica feio. Ainda mais aquelas que não têm volta: "não gostei do seu corte de cabelo", "eu faria essa tatuagem de outra forma", "eu teria comprado o carro azul", "eu não teria dito isso a ela".
04/11/2016 16:30 BRST
NurPhoto via Getty Images

Eu desisti de discutir com as pessoas pela internet

É bem possível que seu ego lhe pergunte se, ao curtir o post do coleguinha, isso quer dizer que você perdeu o debate. Pessoas de personalidade forte ou inseguras terão bastante dificuldade com isso. Mas, se você não consegue deixar um debate de mídias sociais insano de lado para fazer algo certamente mais valioso, talvez seja hora de reavaliar alguns conceitos.
25/10/2016 15:37 BRST
ankarb via Getty Images

Uma realidade inventada

A verdade é que, mesmo tendo seus limites, você é o responsável por construir sua vida. Isso não quer dizer que você conquistará tudo o que deseja - ninguém conquista -, mas poderá se superar e conquistar bastante coisas. De alguma forma, talvez você seja parte desse povo mais evoluído que tem controle sobre a sua vida e pode mudar o seu futuro. Não custa tentar.
10/10/2016 14:21 BRT
erhui1979 via Getty Images

Sobre nosso amado 'falso moralismo'

Duvide sempre que alguém lhe disser que o mundo está piorando, que o grupo X é malvado, que os valores sociais são intencionalmente pervertidos, que o "grupo dominante" bolou um plano para seguir dominando. Se você cair nessa, irá se tornar um falso moralista de ocasião e vai passar a julgar eventos sem critério. A sensação de superioridade é tentadora. É fácil se apaixonar por esse sentimento. Mas ele é destrutivo e não cria nada, senão distância, ignorância, histeria e isolamento.
10/10/2016 14:15 BRT
Mads Perch via Getty Images

O que fazer quando nada faz sentido?

O sentido da vida existe para ser buscado. Às vezes, ele cai no seu colo, na figura de um filho, de uma missão profissional, de um amor arrebatador. Mas, se a sorte não for tão grande, não fique parado. Vá atrás e preencha sua vida de sentido. Você consegue.
09/09/2016 13:29 BRT
Antonio M. Rosario via Getty Images

Admita seus problemas e comece a resolvê-los hoje mesmo

Se dizem que o primeiro passo para resolver um problema é reconhecer que se tem um, o segundo é entendê-lo. Diariamente, desafios são apresentados a nós, no trabalho, na convivência com amigos e família, na internet, em momentos de lazer, enfim, em todo canto. Alguns a gente resolve com prazer e empenho, outros a gente prefere deixar pra lá, tão complicados que são.
17/08/2016 20:11 BRT
Alistair Berg via Getty Images

É possível tirar fotos aproveitando a vida

Nada em excesso é bom. E, realmente, podemos evitar a ação de tirar fotos a toda hora. Mas a melhor forma de aproveitar sua vida é você que define. Tirar mais ou menos fotos é sua escolha. Não se sinta mal porque alguém acha que você deveria estar fazendo as coisas do jeito que essa pessoa faria. Muitas vezes, é ela que não te entendeu. O mínimo que você pode fazer é entender o que funciona para você e ser feliz, quem sabe tirando aquela foto para registrar o momento.
25/07/2016 10:12 BRT
Alessandro Ventura via Getty Images

Filhos, cuidem de seus pais

Espero que sua relação com seu pai seja excelente. Mas, se não for, talvez você possa buscar inspiração para perceber que muito dessa relação vem do cuidado que você mesmo pode ter com seu pai. Mesmo que ele não tenha conseguido ter tanto cuidado assim com você.
22/07/2016 11:35 BRT
Tim Robberts via Getty Images

Qual é o tamanho do (seu) universo?

Equilibrar esses dois pontos de vista demanda prática. Eu sinto como se estivesse sobre uma balança na qual de um lado está a preocupação com meus problemas e de outro a necessidade de tratá-los com leveza. A depender da gravidade da questão e do meu humor, a balança pende para um dos lados. Por questões óbvias, não tenho controle sobre a gravidade dos problemas que aparecem. Então, só posso atuar sobre meu humor, que alimento periodicamente com livros e outras diversões. Cada viagem que faço ao espaço é um grande alento à alma. Quando volto à Terra, a vida é mais bela do que antes. E os problemas menos imponentes.
18/07/2016 09:34 BRT
Brand New Images via Getty Images

Talvez seja hora de você aprender a pegar leve

Nós temos a incrível capacidade de encontrar problemas com facilidade. E talvez seja isso a vida mesmo. Encontrar e resolver problemas. Não é fácil para ninguém. Mas a gente resiste e se vira do jeito que pode, do jeito que cada um conseguiu aprender. Ninguém tem a resposta sobre como viver a melhor das vidas, mas nós insistimos em buscá-la. E vamos nos esbarrando no meio do caminho.
12/07/2016 10:33 BRT
Jordan Siemens via Getty Images

O saber, o fazer e o foco

Não saber o que se quer é horrível. A ironia é que, se você não sabe o que quer, há quem saberá por você. Pode ser seu cliente, seu fornecedor, sua família, seu cachorro. E a tendência é que todos eles passem a ter controle sobre sua vida.
05/07/2016 17:53 BRT
RunPhoto via Getty Images

Senta, que lá vem a sua própria história

Ouça menos discursos e busque se entender melhor. Há muita gente que, por diversas razões, está acostumada a fazer discursos que te põem pra baixo e te afastam da realidade. Desconfie. Se você comprar esse tipo de história, a chance de comprometer as histórias que você contará a si mesmo são grandes.
14/06/2016 15:02 BRT
Walker and Walker via Getty Images

Qual o tamanho do seu problema?

É senso comum que lidar com problemas pequenos é melhor do que lidar com grandes. Mas isso não é necessariamente verdade. É claro que pequenos problemas são normalmente mais fáceis de ser resolvidos. Entretanto, acostumar-se a resolver apenas os pequenos não é um bom negócio.
02/06/2016 17:03 BRT
Getty Images

O apocalipse, provavelmente, não será sua culpa

Por mais que tenha se convencionado de que pensamos mais com a cabeça do que com o coração, é só dar uma olhada na realidade para perceber que a coisa não é bem assim. E isso não é necessariamente ruim. Sentir é tão bom quanto raciocinar. Um pouco mais de coração pode até ajudar a dar aquela chacoalhada no cotidiano. A não ser que a pessoa com o coração enorme seja seu chefe, seu pai, sua namorada, seu cliente ou alguém que precise tomar uma decisão objetiva da qual você dependa.
18/04/2016 22:36 BRT