profile image

Renato Guimarães

Jornalista e ativista por um mundo melhor

Renato Guimarães é jornalista com mestrado em relações internacionais. É co-fundador e diretor de estratégia e negócios da Together, uma agência voltada para mobilizar e engajar indivíduos, empresas e organizações em causas de impacto social. Escreve, fala e sonha com temas relacionados a redes, mobilização e mudança social, sustentabilidade, relações internacionais e política. Entre várias outras coisas, edita o blog Verborium.
ASSOCIATED PRESS

Brasil quer mudar tudo, para deixar tudo como está

Sabe o que seria lindo? Se movimentos à esquerda e direita, todos que gritam que querem um Brasil melhor, levassem isso a sério e fossem para a rua juntos, exigindo, por exemplo, que a Lava-Jato vá até as últimas consequências. Que acabe com qualquer dúvida sobre seletividade nas apurações e vazamento de informações. Que arraste todo o fio da meada de crimes e corrupções, os quais todo mundo sabe que não foram inventadas agora e tem os mesmos personagens de hoje envolvidos há tempos. Nem que isto implique a prisão de 300 parlamentares, do Temer, Cunha, Renan e cia. Ltda. Nem que isto gere uma crise política sem precedentes.
29/04/2016 18:48 -03
Montagem/Estadão Conteúdo

A Guerra Santa de Alckmin contra os estudantes de São Paulo

O governo Alckmin entra assim na onda das gravações que mostram os intestinos do poder. Em condições normais, essa conversa teria ficado restrita ao submundo em que as autoridades urdem suas maquinações para fazer valer seus interesses. Do ponto de vista pedagógico, a revelação serve para consolidar o que já se sabe: o governo estadual está em guerra.
02/12/2015 12:51 -02
reprodução

Novo serviço promete aumentar visibilidade das ONGs na internet

O serviço inclui um pacote de novos domínios internacionais de internet (.ngo e .ong) e traz ferramentas para ajudar as organizações a aumentar sua visibilidade. O objetivo é apoiá-las em seus processos de captação de recursos servir de ponte para ampliar conexões com outras organizações, em diversas localidades do mundo.
16/07/2015 15:12 -03
reprodução

'Pelo menos o PT leva o que merece'

O que se procura não é uma "transição política", já que se a presidenta cair, o poder irá diretamente para o PMDB, com todas as implicações disto. Para muita gente o único objetivo é "punir" o PT. Aliás, em uma troca de mensagens que acompanhei no Facebook, um fulano disse exatamente isso, ao ser lembrado de que no caso de impeachment quem assumiria o poder seria o PMDB: "E daí? Pelo menos o PT leva o que merece."
09/03/2015 10:37 -03
David Jakle via Getty Images

'Água em SP: convocando a comunidade de criativos'

A catástrofe da (falta de) água em São Paulo é, com o perdão do trocadilho, um divisor de águas. Pode destapar de vez a Caixa de Pandora da tensão social que permeia a região metropolitana ou pode significar uma oportunidade de ouro para repensar e refazer tudo - processos, lógicas de desenvolvimento, investimentos, relação com os recursos naturais cada vez mais escassos, relações entre as pessoas. Este pesadelo do qual nem todos ainda se deram conta pode se transformar em um sonho de desenvolvimento genuinamente voltado para as pessoas.
13/02/2015 15:14 -02