OPINIÃO

Livro vai contar histórias de sucesso de mulheres na tecnologia

04/03/2015 16:38 -03 | Atualizado 26/01/2017 22:12 -02

2015-03-04-1425493849-2114473-RosieTech.jpg

Eu não queria ser repetitiva, mas o Dia Internacional da Mulher está logo aí e eu não podia deixar a data passar em branco. Se você é como eu, um/uma entusiasta da igualdade de gênero não só na tecnologia, mas em todos os outros setores do mercado de trabalho, guarde este nome: Tarah Wheeler Van Vlack.

Tarah é CEO de uma startup chamada Fizzmint, cuja sede é em Seattle, nos EUA. Veterana, decidiu colocar o projeto de um livro no Kickstarter, uma das plataformas mais legais de crowdfunding. Sua ideia é reunir na publicação histórias de mulheres que enfrentaram uma barra pesada para conseguir espaço no mundo -- machista -- da tecnologia.

Sua meta era alcançar US$ 28,8 mil, mas Tarah levantou quase US$ 33 mil. A obra já tem nome, Women In Tech: The Book, e será lançada ainda neste ano. Segundo a executiva, o principal objetivo do projeto é empoderar as mulheres para seguir carreira na área e também ensiná-las a enfrentar os desafios da indústria.

Ela não está sozinha nesta missão. Para tirar a ideia do papel -- ou, nesse caso, colocá-la no papel. Hehe --, a CEO vai contar com a ajuda de outras sete mulheres: @k3r3n3, @spacekatgal, @thisgirlangie, @KTothSmith, @kcunning, @miah_ e @kamilah. O que elas têm em comum? Competência e amor pela tecnologia <3.

Em entrevista ao site Daily Dot, Tarah fez uma colocação que chamou muito a minha atenção: "Eu fico desapontada e irritada com o fato de que 1983 foi o auge para as mulheres na tecnologia e desde então esse espaço só vem diminuindo". Sabe o que é pior? Perceber que a sociedade pouco evoluiu nos últimos 32 anos! Vejam o exemplo do GamerGate. Escrevi sobre esse triste episódio há pouco tempo.

Para saber mais sobre o livro, acesse a página do projeto Kickstarter ou assista ao vídeo de Tarah a seguir: