OPINIÃO

Como se vestiram os presidenciáveis no 1º turno

05/10/2014 19:23 -03 | Atualizado 26/01/2017 21:04 -02
Getty Images
Brazilian Marina Silva(C) presidential candidate for the Brazilian Socialist Party (PSB) is going to vote at a polling station in Rio Branco, western Brazil on October 5, 2014. More than 142 million Brazilians went to the polls Sunday in presidential and legislative elections to cap a dramatic campaign. Leftist incumbent Dilma Rousseff was expected to top the presidential poll but fail to secure the 50 percent necessary to avoid a run-off vote on October 26 against either social democrat Aecio Neves or environmentalist Marina Silva.AFP PHOTO / YASUYOSHI CHIBA (Photo credit should read YASUYOSHI CHIBA/AFP/Getty Images)

Escolher um figurino para a votação é um pequeno desafio para os políticos. As eleições são marcadas sempre no domingo, dia em que a vontade que temos é a de colocar qualquer roupa, desde que seja muito confortável. Mas, no caso dos políticos, não dá para ser muito informal, porque a ida dos eleitores às urnas é um dos momentos mais importantes do país e é necessário, no caso dos homens e mulheres públicos, demonstrar esse respeito.

Outra coisa em que o político precisa considerar é o clima. Por mais que as pesquisas indiquem uma vitória no primeiro turno, não é de bom tom o candidato usar um figurino com cara de quem já ganhou. Pode passar uma imagem arrogante.

Agora, sorrisos, acenar para a imprensa, cumprimentar os mesários e fazer os gestos de V de vitória e exibir o número do partido com os dedos, são atitudes simpáticas e que não prejudicam a imagem de ninguém.

dilma e luciana

Luciana Genro e Dilma Rousseff exageraram e estavam formais demais. A candidata do PSOL vestiu camisa vermelha, calça preta e blazer cinza, num tom muito escuro para quem votaria no período da manhã. Dilma Rousseff apostou em mais um de seus blazeres vermelhos (este, com listras negras) com calça preta. Estava um look muito pesado para o horário (ela foi a primeira dos presidenciáveis a votar). Em algumas fotos em close, apesar da maquiagem bem feita, a presidente estava com a aparência cansada, como se tivesse virado a noite.

marina silva

Marina Silva estava muito bem-vestida para o domingo eleitoral. Usou uma camisa em um tom de amarelo puxado para o mostarda, saia longa estampada com fundo claro, e um de seus colares artesanais. A única falha foi o cinto marrom, muito largo para seu corpo.

aecio neves

Aécio Neves (PSDB), adepto de camisas em azul claro, preferiu uma camisa em um tom de azul profundo e calça jeans. O candidato estava elegante, mas praticamente fazer um par de vasos com a esposa, Letícia, que também estava usando jeans e uma camisa em tom de azul forte (talvez a mesma do jogo Brasil vs. Colômbia), ficou um tanto estranho nas fotos. Ela poderia ter vestido uma blusa mais clara, deixando que o marido recebesse um destaque maior.

pastor everaldo

O todo-família Pastor Everaldo, candidato do PSC, também escolheu uma camisa azul mas preferiu não arriscar: usou um tom bem claro com jeans escuro. Um look correto para a ocasião e bastante tradicional.

eduardo jorge

O Mr. Simpatia dos presidenciáveis, Eduardo Jorge, que chegou de bicicleta à seção eleitoral, vestiu-se de forma casual demais para votar, usando calça jeans e uma camiseta de seu partido, o PV. Ficaria melhor se tivesse colocado uma camisa ou casaco leve por cima.

levy primeiro turno

Já o voto de Levy Fidelixnão foi acompanhado pelos jornalistas. O candidato antecipou o horário da votação e a imprensa apenas pôde contar com as fotos de divulgação, disponíveis em sua página do Facebook. Elas mostram que o candidato fez questão de caprichar no visual. Até maquiagem ele usou.

Acompanhe mais artigos do Brasil Post na nossa página no Facebook.


Para saber mais rápido ainda, clique aqui.


MAIS ELEIÇÕES NO BRASIL POST:

Selfies na Urna