OPINIÃO

Os 10 melhores episódios de Lost

20/09/2014 14:45 -03 | Atualizado 26/01/2017 22:12 -02

E lá se vão 10 anos da estreia de uma das séries mais icônicas da história da televisão. Tudo bem que Lost não tenha a mesma qualidade e consistência de 'Família Soprano' ou 'Breaking Bad', mas não há como negar que a estranha história dos sobreviventes do desastre do voo 815 da Oceanic Airlines não tenha deixado uma marca no imaginário de milhões de pessoas.

A série começou muito bem e seguiu em alta até o final da segunda temporada, com uma terceira já com seus altos e baixos. Mas a quantidade de mistérios sem solução foram se acumulando de tal forma que a trama saiu dos trilhos e virou uma grande confusão até ser concluída em um episódio final horrível.

No entanto, mesmo com todos esses problemas, a série nos brindou com grandes personagens, romances e reviravoltas inesquecíveis. E aqui vão os 10 melhores episódios dessa jornada.

E para você, quais são os seus preferidos?


10 - Dave - Temp. 2 / EP. 18

lost10

Não há como fazer essa lista sem um episódio protagonizado pelo simpático Hurley, o personagem que deu à série as histórias mais engraçadas. Se bem que em 'Dave', o atrapalhado Hugo ganhou um caráter mais sombrio, quando descobrimos que ele passou um tempo internado em um hospício. Aqui é revelada a origem dos números misteriosos (quem, na época, não jogou na mega sena a famigerada sequência 4, 8, 15, 16, 23 e 42?). No entanto, fora isso e o final intrigante com Libby - uma personagem que até então não tinha nada de seu passado revelado -, o episódio não contém nenhuma reviravolta importante para o andamento da série.

Qual é a história? Apaixonado por Libby, Hurley segue o conselho da psicóloga e resolve enfrentar sua compulsão alimentar. Porém, parece que a ilha luta contra isso, instigando Hugo a cair em tentação. E tudo fica ainda mais complicado quando um amigo dos tempos de hospício aparece misteriosamente.


9 - O Homem Atrás da Cortina (The Man Behind The Curtain) - Temp. 3 / EP. 20

lost9

A história (ou melhor, parte dela) de Benjamim Linus é revelada, mostrando que o líder dos Outros ainda tinha muitas mentiras guardadas na manga. Além de não ter nascido na ilha, como ele sempre afirmou, o baixinho manipulador de olhos azuis era da Iniciativa Dharma quando criança -- e já adulto exterminou seus pares, incluindo seu pai. O episódio não traz nenhuma inovação narrativa, mas é interessante ao revelar alguns segredos importantes do dissimulado Ben.

Qual é a história? Enquanto Locke segue junto aos Outros, Ben conta a ele que quem decide o destino do grupo é uma figura misteriosa chamada Jacob. Locke não acredita na história e acha que Ben está manipulando todo mundo. Por isso, convence Linus a levá-lo a Jacob. Paralelo aos acontecimentos, somos apresentados à história de Ben desde que ele chegou na ilha acompanhado de seu pai, quando tinha 12 anos. Na cabana de Jacob, Locke se depara com uma cadeira vazia e acha que Ben está fazendo uma encenação. Porém, algo bem estranho acontece no local.


8 - La Fleur - Temp. 5 / EP. 8

lost8

A saga das viagens no tempo por um período renderam alguns dos melhores episódios da série, pois mudaram algumas situações drasticamente e deram um molho especial a uma receita que começava a azedar. Este aqui é um dos melhores e mais surpreendentes, pois vemos Sawyer de um jeito completamente diferente do que estávamos acostumados: como um dos mais respeitados membros da Inicitativa Dharma em plenos anos 1970. O episódio traz também uma inesperada história de amor entre Sawyer e Juliet.

Qual é a história? Locke consegue acabar com a sequência de saltos no tempo. Porém, Sawyer, Juliet, Jim, Miles e Daniel Faraday acabam presos nos anos 1970. Sem mais o que fazer, eles acabam entrando na Inicitativa Dharma e tornam-se membros ativos do culto, ou seja lá o que aquilo era.


7 - Vida e Morte de Benjamin Bentham (Life and Death of Benjamin Bentham) - Temp. 5 / EP. 7

lost7

A série estava completamente perdida em uma confusão de sobreviventes que saíram da ilha e têm de voltar, gente presa nos anos 1970, a luta entre Ben e Charles Widmore... Mas não há como negar que a morte de Locke é um acontecimento que dá ao episódio peso suficiente para entrar em um Top 10 de Lost. A cena da conversa dele com Ben quando John estava prestes a se enforcar com um fio elétrico é bem comovente. Tudo bem que ele ressuscita, mas sabemos que quem levanta do caixão não é o velho John Locke de guerra.

Qual é a história? Locke é mandado de volta ao mundo externo para convencer Jack, Kate, Sayid e Hurley a voltar à ilha, que corre um grave perigo. Mas para tal, segundo Richard, Locke terá de fazer o maior dos sacrifícios: morrer.


6 - Ab Aeterno - Desde o Começo dos Tempos (Ab Aeterno) - Temp. 6 / EP. 9

lost6

Mesmo já em sua espiral ladeira abaixo até o horroroso episódio final, a sexta e última temporada da série ainda nos brindou com a interessante história do imortal Richard, ou melhor, Ricardo. A montanha de mistérios ainda não resolvidos se empilhavam como um Everest de confusão, mas neste EP, pelo menos, descobrimos a razão dos pés gigantes de pedra e de como um navio antigo, o Black Rock (aquele mesmo em que nossos heróis encontraram velhas bananas de dinamite na longínqua primeira temporada), foi parar no meio da selva. Este foi o canto do cisne de uma série que agonizava.

Qual é a história? Em 1867, o espanhol Ricardo tenta salvar sua mulher, Isabella, que estava muito doente. Pra tal, ele vai à casa de um arrogante médico, que cobra por um remédio que pode salvar a moça. Porém, Ricardo não tem como pagar, e com a recusa do medico em ajudar, acaba matando o homem sem querer. Chegando em sua cabana, Ricardo vê que sua mulher não resistiu e logo em seguida é preso. Condenado à forca, ele é vendido pelo padre da prisão para um mercador inglês que o embarca como escravo em um galeão rumo ao Mundo Novo. Mas o navio naufraga na misteriosa ilha, onde a fumaça negra mata todos os sobreviventes -- menos Ricardo, que lá encontra sua falecida mulher. Antes de ser atacada pela fumaça negra, ela diz a ele que ambos estão mortos e no inferno. É aí que aparece um homem de negro que explica para Ricardo que o diabo está com sua mulher, e que para recuperá-la, ele deve mata-lo.


5 - Ficar Juntos ou Morrer Só (Live Together, Die Alone) - Temp. 2 / EPs. 23 e 24

lost5

A dupla de episódios fecha a melhor das temporadas da série: a segunda. Além de desvendar (bom, quase) o mistério da tal bomba eletromagnética que só podia ser desarmada a cada 108 minutos digitando-se os tais números misteriosos (4, 8, 15, 16, 23, 42), nos é revelado quem é o líder dos Outros: ninguém mais do que o ex-cativo Henry Gale, ou Benjamin Linus, como saberíamos depois. Isso sem contar a última e estranha sequência, onde dois homens em algum lugar em um dos polos da Terra conversam em português e relatam a Penny Widmore que encontraram seu amor desaparecido, Desmond.

Qual é a História? Enquanto o traidor Michael leva Jack, Sawyer, Kate e Hurley direto às mãos dos Outros, Locke - agora convencido de que tudo na ilha não passava de um grande teste psicológico armado pela Iniciativa Dharma - se junta a Desmond para desmascarar o suposto embuste que é a máquina que impede a bomba magnética de explodir. O Sr. Eko, com a ajuda de Charlie, tenta impedi-los, mas não consegue. Mesmo assim, Desmond se convence de que a ameaça é mesmo real e usa um ás na manga que descobriu com seu ex-companheiro nos dois anos em que viveu isolado na Estação Cisne. Capturados, Jack, Kate, Sawyer e Hurley descobrem quem é o líder dos Outros, Ben (que um dia foi conhecido por eles como Henry Gale). Ele cumpre o trato com Michael, que foge da ilha com seu filho, Walt, em direção de um navio de resgate.


4 - Homem Racional, Homem de Fé (Man of Science, Man of Faith) - Temp. 2 / EP. 1

lost4

Finalmente conhecemos o que está por baixo da misteriosa escotilha descoberta por Locke. É neste episódio que temos o primeiro contato com Desmond, um personagem que ganhará muita importância na série e que com o passar do tempo rouba a cena. O embate entre Jack e Locke começa a ganhar força, e essa luta entre o homem da ciência e o homem da fé será um dos fios condutores de todos os mistérios que envolvem a ilha de Lost.

Qual é a história? Locke, Jack, Kate e Hurley conseguem explodir a escotilha com o objetivo de esconder os sobreviventes do voo 815 dos Outros. Porém, o túnel é fundo e estreito, e Jack muda de ideia, voltando para a caverna para reunir todo mundo e enfrentar o perigo iminente. Mas Locke discorda, e junto com Kate consegue descer o túnel. Preocupado, Jack vai atrás dos dois. Lá dentro, encontra um estranho laboratório, onde se depara com alguém que conheceu no passado.


3 - Os Outros 48 Dias (The Other 48 Days) - Temp. 2 / EP. 7

lost4

O episódio traz uma das grandes viradas da série, e é também a primeira vez que a estrutura de flashbacks é colocada de lado. Novos e interessantes personagens, como Bernard, Sr. Eko, Ana Lucia e Libby são introduzidos na trama. Pena que os três últimos acabaram sacados da série por mau comportamento dos atores no período de filmagens. Aqui conhecemos a história dos sobreviventes da parte de trás do avião, que caem do outro lado da ilha e passam por um verdadeiro inferno até encontrar os sobreviventes da parte da frente do avião.

Qual é a história? A parte da calda do avião cai no mar, do outro lado da ilha. Os sobreviventes tentam se organizar na praia, mas pouco a pouco veem seu grupo ser reduzido por conta de sequestros realizados por um povo nativo. Assustados com isso, o grupo restante parte em uma jornada para escapar dos estranhos sequestradores, mas terão de lidar com um espião infiltrado entre eles.


2 - Jornada Interior (Walkabout) - Temp. 1 / EP. 4

lost2

Até aqui, nada de muito impactante tinha sido mostrado, mas quando somos introduzidos à história do até então misterioso Locke, tudo muda, e a ilha passa a ganhar um papel ainda mais significativo na trama. Este é o primeiro de uma série de episódios trágicos tão caros ao personagem que posa de caçador experiente, mas que antes do acidente do voo 815, era um triste e solitário paraplégico.

Qual é a história? Um grupo de javalis ataca a fuselagem do avião onde estão os corpos de quem não sobreviveu à queda da aeronave. Locke, que tem uma maleta cheia de facas de caça, resolve montar um grupo (junto com Kate e Michael) para caça-los. Enquanto isso, o resto dos sobreviventes se organiza para fazer uma fogueira e cremar os cadáveres acumulados na fuselagem.


1 - A Constante (The Constant) - Temp. 4 / EP. 5

lost1

É o auge da fase "viagem no tempo" de Lost, além de introduzir - junto com 'Jughead' (Temp. 5 / EP. 3) - a interessante interação entre dois personagens secundários que ganharam muita força na série: Desmond e Daniel Faraday. Aqui, a já tradicional estrutura de flashbacks é quebrada de forma bem interessante. Na narrativa do episódio, tempo e espaço se confundem, mostrando o drama de Desmond em saltos temporais de sua vida entre 1996 e 2004.

Qual é a História? Quando o helicóptero pilotado por Frank passa por uma tempestade seguindo as instruções passadas por Daniel Faraday, Desmond começa a saltar no tempo entre 1996 e 2004. Desorientado, ele não reconhece mais Sayid (que o acompanha na viagem). Já no navio, ele conhece um tripulante que passa pelo mesmo problema que ele, quando recebe por meio de um comunicador, instruções de Faraday que o encontre em Oxford, em 1996, para tentar ajudá-lo a interromper seus saltos no tempo antes que isso o acabe matando.

Acompanhe mais artigos do Brasil Post na nossa página no Facebook.


Para saber mais rápido ainda, clique aqui.


MAIS LOST NO BRASIL POST:

LOST: ranking dos 25 melhores personagens