OPINIÃO

Não consegue cumprir listas de tarefas? Entenda o porquê

19/09/2014 16:01 -03 | Atualizado 26/01/2017 22:12 -02
Getty Images

Que pessoas produtivas fazem planos por escrito, todo mundo já sabe. Sem ter claras as prioridades do mês, da semana, do dia, a agenda se resume a apagar incêndios, o que pode representar anos sem fazer nenhum progresso considerável. E o pior, amargando a eterna sensação de estar em débito.

O que os especialistas em gestão do tempo não explicam é por que as listas "to do" nem sempre funcionam. Para muitas de nós, terminar o dia com itens por ticar é como ver a própria incompetência esculpida em bronze.

Demorou muito tempo, até eu entender por que vivia carregando pendências para o dia seguinte. O erro não estava na minha capacidade de fazer o tempo render, mas no modo como eu formulava as minhas listas.

O truque que salvou os meus dias de mulher paulistana se chama "Verbificação". Trata-se de formular cada atividade em uma oração completa, ou seja, uma sentença com verbo. Assim, ao invés de escrever somente a palavra-chave "supermercado", é preciso descrever o que você vai fazer lá: "comprar pilhas e sacar dinheiro no supermercado", por exemplo.

Por que tanto preciosismo?

Simples. Quando não verbificamos a lista, tendemos a superestimar o que é possível fazer em um dia.

Por outro lado, ao detalharmos a tarefa, nosso cérebro calcula o tempo necessário para executá-la. Afinal, é a ação (ir, comprar, sacar) que tem uma duração de tempo específica, não o substantivo (supermercado).

Imagine se o item "supermercado" fosse descrito como "fazer a compra do mês no supermercado". Levaria muito mais tempo que apenas "comprar pilhas e sacar dinheiro", não é mesmo?

Gravei um vídeo de 3 minutos para ajudar você a dominar a técnica da "Verbificação".

P.S.: Já que vai sobrar um tempinho, aproveite para verbificar outra lista: a de todas as coisas bacanas que você vai realizar. Afinal, viver é bem mais que cumprir tarefas!

Acompanhe mais artigos do Brasil Post na nossa página no Facebook.


Para saber mais rápido ainda, clique aqui.

MAIS DICAS NO BRASIL POST:

14 dicas para desplugar