OPINIÃO

Que a paixão prevaleça no nosso futebol

02/02/2014 13:24 -02 | Atualizado 26/01/2017 20:51 -02
Gabriel Uchida

Os últimos grandes acontecimentos futebolísticos, se é que podemos dizer isso, do país que a realiza a Copa do Mundo esse ano em nada contribuíram para a nossa auto-estima, aliás, muito pelo contrário. Não bastasse o péssimo rendimento técnico dos times que disputaram o campeonato nacional, fomos surpreendidos por cenas de guerra campal no jogo Atlético Paranaense x Vasco e ainda tivemos que engolir a classificação de um time conquistada no campo, no caso a Portuguesa, ser revertida num tribunal em prol de outro time que havia sido rebaixado, no caso o Fluminense.

Mas nem tudo está perdido e uma das nossas marcas, a paixão pelo futebol - aquela constituída de amor, não de ódio -, prevalece e, certamente, agigantará a Copa que sediaremos, independente dos problemas que possam vir a ocorrer.

Paixão é justamente o termo mais apropriado para definir o trabalho do jornalista Gabriel Uchida. Desde 2009, ele toca com maestria o blog FotoTorcida. Lá ele uniu a fome com a vontade de comer, futebol e fotografia.

Gabriel carrega sua câmera toda a semana para as arquibancadas dos estádios do país e registra no blog flagrantes incríveis do verdadeiro torcedor brasileiro, um apaixonado por excelência. São imagens que fogem das lentes da imprensa esportiva, de maneira geral. "Busco um lado humano, povão. Uma emoção. Uma cara bem feia."

futebol torcida

torcida futebol

Que essas caras bem feias que ilustram esse post se multipliquem nas competições desse ano, mas que não intimidem, ao contrário, nos encham de ternura.