profile image

Patrícia Álvares

Jornalista, mora no Uruguai

A única coisa que essa jornalista boêmia sabia do Uruguai era que tinha uma cerveja gostosa com seu nome. Quando acordou naquela manhã gelada de inverno, em seu primeiro dia montevideano, correu até a janela em busca das primeiras impressões. Do outro lado da rua, encontrou a Fábrica Nacional de Cervejas e pensou: "Deve ser um sinal". Foi para ficar cinco meses e já passaram mais de três anos. Há tempos, no entanto, tem sede de Patricia. Sua filha, Anna Patricia, nasceu em fevereiro de 2014, em Montevidéu.
Anadolu Agency via Getty Images

Se o impeachment acontecesse no Uruguai, o país já teria parado

Muitos brincam que o Uruguai para e marcha por qualquer coisa, independentemente de sindicatos. Seja pela agressão a uma jovem negra na porta de um bar, seja pelo TISA, seja pelos recortes no orçamento para a Educação, seja pela carência do setor audiovisual, seja pelo reconhecimento do genocídio armênio 100 anos atrás, seja pela água da torneira que certa vez apresentou algum odor (diga-se de passagem, o Governo chegou a oferecer um desconto na conta de água enquanto durasse o problema).
08/09/2016 13:16 -03
Blend Images/John Lund/Sam Diephuis via Getty Images

Uruguai: Comercialização de maconha em farmácias está perto de começar

"Tem sido tudo lento, sim, porém nós não trabalhamos com datas e sim com objetivos", insistiu novamente o secretário geral da Junta Nacional de Drogas (JND) do Uruguai, Milton Romani, em entrevista a este blog. Consultado, para variar, sobre a previsão de quando, exatamente, a maconha estaria finalmente disponível para a venda formal, dispôs-se apenas a relembrar as últimas estimativas anunciadas no ano passado: a meados de 2016.
03/03/2016 16:55 -03
Abode of Chaos/Flickr

'Pepe' Mujica, o souvenir do Uruguai

Quem visita Montevidéu dedica agora um pouco mais de tempo no principal ponto turístico da cidade. A Praça Independência reúne o monumento do herói nacional, José Artigas; o edifício que já foi um dia o mais alto da América Latina, o Palácio Salvo; a porta da Ciudadela e o Teatro Solís a uma curta distância cada um do outro. Atualmente, no entanto, entra na lista como atração fotográfica a Torre Executiva, sede da Presidência da República Oriental do Uruguai, onde José Mujica continua despachando até o fim desta semana.
25/02/2015 15:29 -03
Steve Allen via Getty Images

Nas eleições do Uruguai, carona para votar

No dia da votação, Montevidéu estava mais cinza do que de costume. E para evitar que o dilúvio se tornasse um obstáculo, os simpatizantes do presidente eleito, Tabaré Vázquez, que já liderava com folga as pesquisas, se mobilizaram para ajudar os eleitores com dificuldades de transporte.
02/12/2014 13:23 -02