OPINIÃO

A melhor maneira de lavar frutas, legumes e verduras para se livrar dos agrotóxicos

Se quiser que sua comida não tenha químicos, você vai ter de tomar precauções extras além de simplesmente lavar os alimentos em água corrente.

29/01/2018 18:12 -02 | Atualizado 29/01/2018 18:16 -02

Enxaguar frutas, verduras e legumes em água corrente nem sempre é suficiente para livrar os alimentos dos agrotóxicos. Muitos pesticidas e fungicidas "grudam" nos produtos agrícolas, para garantir sua ação mesmo em casos de tempestades. Se você quiser uma alimentação sem químicos, é preciso tomar algumas precauções adicionais.

Uma das alternativas é lavar tudo em água corrente, esfregar com uma buchinha ou deixá-las de molho em uma solução de vinagre, sal ou bicarbonato de sódio. Mas qual é o melhor método?

Lavar em água corrente ao menos reduz a quantidade de pesticidas. Um estudo realizado pela Connecticut Agricultural Experimental Station indicou que houve redução nos resíduos de 9 de 12 pesticidas testados. Em testes realizados com 196 amostras de alface, morangos e tomates, descobriu-se que foi o ato de esfregar as frutas, não a água corrente, que ajudou a eliminar os pesticidas.

Getty Images/iStockphoto

Outros dois métodos comuns são deixar os alimentos de molho em soluções de sal ou vinagre.

Em um estudo publicado na Food Control, os vegetais foram imersos em solução de vinagre por 20 minutos, e também em solução de água e sal. O objetivo era remover quatro tipos de pesticidas.

Os dois métodos deram bons resultados. O vinagre afetou o sabor. A solução de 10% de sal também funcionou, mas o método mais eficiente parece ser a solução de bicarbonato de sódio.

Em estudo recente realizado na Universidade de Massachusetts, maçãs foram tratadas com um pesticida e um inseticida usados amplamente na indústria agrícola. Depois as frutas foram lavadas em água corrente, numa solução de alvejante e em outra de bicarbonato de sódio.

A revista Consumer Reports escreveu: "Submergir as maçãs numa solução de bicarbonato de sódio durante dois minutos eliminou mais pesticidas do que fazer o mesmo com uma solução de alvejante ou de enxaguar as frutas por dois minutos em água corrente. Mas, para remover completamente os pesticidas usados neste estudo, foi necessário deixar as maçãs de 12 a 15 minutos submersas em bicarbonato de sódio".

Getty Images/iStockphoto

A proporção usada foi de uma colher de chá de bicarbonato de sódio para cada duas xícaras de água.

O estudo testou apenas dois pesticidas, mas a indústria agrícola usa muitos outros químicos capazes de penetrar a pele dos alimentos. Isso significa que a única maneira de garantir uma alimentação sem químicos é comer legumes e frutas descascados, reduzindo a ingestão de fibras e nutrientes. A outra opção é comprar alimentos orgânicos.

A técnica do bicarbonato de sódio funciona para maçãs, mas não para todas as frutas e legumes. Framboesas, por exemplo, não devem ficar de molho: o ideal é apenas lavá-las em água corrente e sempre logo antes de comer, do contrário elas podem estragar (o mesmo vale para outras frutas silvestres).

Outra alternativa é usar uma escova de cerdas macias para limpar alimentos que tenham casca mais dura, como batatas, abóboras e cenouras.

*Este texto foi originalmente publicado no HuffPost CA e traduzido do inglês.