Gênero

ilyailya via Getty Images

Meninas que falam sobre dinheiro não são mal educadas, são informadas

Ter a confiança para procurar trabalho é uma habilidade essencial para a vida. Ter a consciência financeira para saber como economizar e investir o que você ganha vai te colocar anos-luz à frente dos outros. E ter a generosidade de espírito para compartilhar parte dos seus ganhos com as pessoas menos privilegiadas é... bem, é uma maneira incrível de fazer diferença desde muito cedo.
Reprodução/Facebook

Por que os gays brasileiros devem ouvir a mensagem de Mc Linn da Quebrada

Até mesmo a apropriação e ressignificação de termos como "viada", "bixa", "afeminada" e "aberração", usados por Linn dentro e fora dos palcos, é um processo de subversão. "Ser bixa e viada é o que me mantém viva e ativa dentro do meu corpo. É também um estado de espírito, é assumir desejos e vontades. Tem a ver com não abrir mão de si mesma e perceber toda força que existe nisso", garante. "E, na real, esses termos são muito poderosos, pois denunciam a extrema fragilidade da masculinidade compulsória que precisa tentar deslegitimá-los para validar seu poder". Tá bom pra você, queridã?
MARTIE SIROIS

O que acontece quando seu filho é chamado de 'gay' na quarta série

Meu filho não se parece nem age como os outros meninos da idade dele. Aos nove anos, ele se identifica como "gênero-criativo". Isso significa que ele não quer mudar sua anatomia ou ser menina; simplesmente prefere as coisas que são marqueteadas para elas (como roupas, pijamas, sapatos, jogos, brinquedos, filmes, decoração e acessórios, só para mencionar alguns exemplos). E prefere estar entre as meninas.
Reprodução/Facebook

A desigualdade de prêmios no esporte e a lógica econômica que tenta justificar a diferença

Neste junho uma foto comparativa entre os prêmios da seleção masculina de vôlei da Sérvia e a seleção feminina de vôlei do Brasil, ambas campeãs mundiais em suas modalidades, ganhou enorme repercussão nas redes sociais. Nas mãos da jogadora brasileira uma placa e o prêmio no valor de US$ 15 mil. Nas mãos do jogador sérvio uma placa e o prêmio no valor de US$ 30 mil.
Getty Images/iStockphoto

Não é apenas 'ideologia' de gênero; são vidas vividas no gênero!

Nessa onda de novos missionários nas redes sociais, a combinação "ideologia de gênero" parece ser tese sem necessidade de argumento - é sempre algo pernicioso para as crianças, algo que viola a liberdade das famílias ou a integridade das igrejas. Como acredito que a conversa racional é mais poderosa para mover montanhas que a repetição de testamentos antigos, começo reproduzindo os argumentos dos que gritam "ideologia de gênero" para, depois, mostrar a tolice ou a ingenuidade dos que a proferem.