Escola Sem Partido

Chris Ryan via Getty Images

A benção divina não é necessária para a vida política de uma democracia

A benção divina ou das religiões não é necessária para a vida política de uma democracia laica. Religião é matéria de ética privada, o que significa que cada pessoa deve ser livre para fazer suas escolhas, religiosas ou ateias. Precisamos de candidatos que digam: "por respeitar os direitos humanos, defendo a igualdade sexual e racial", "por respeitar os direitos humanos, garantirei a separação entre Estado e igrejas", "por respeitar os direitos humanos, lutarei pela descriminalização do aborto". Assim, um conselho: atente para os vocativos dos candidatos, dê preferência para os que falam do mundo.
Divulgação/Edson

'Os riscos da Escola Sem Partido: Censura aos educadores e má formação de cidadãos'

Garantir a formação plena e o preparo para a cidadania implica promover participação, exercício de direitos e deveres, solidariedade, cooperação, justiça, respeito aos outros e a si mesmo. Isso não se faz sem liberdade de expressão, sem lidar com as diferenças, com ideias concorrentes e até com pontos de vista contraditórios. E isso só se concretiza por meio do debate franco com pais, comunidade, alunos, educadores.
Brazil Photo Press/CON via Getty Images

O fracasso da 'Escola sem Partido' mostra que o brasileiro não é tão conservador assim

Esse polêmico projeto foi motivo de ampla discussão nas últimas semanas ao redor do Brasil, principalmente nas redes sociais e nos meios de comunicação. Para os seus defensores, trata-se de limitar a propagação de ideologias políticas por professores e educadores. Mas para especialistas, é uma grave tentativa de silenciar e censurar o debate sobre temas políticos, além de tratar-se de uma questão completamente inconstitucional. Mas a realidade é que o brasileiro já não é mais tão conservador assim.
Jose A. Bernat Bacete via Getty Images

Toda escola tem que tomar partido

Não conheço defensores de assembleias político-partidárias nas escolas - o que se pretende esconder não é o DEM ou o PT, mas o pensamento livre. Sem liberdade de pensamento não há democracia; sem democracia não há cidadania. Por isso, toda escola tem que tomar partido: o do justo, o da igualdade, o da promoção de um mundo sem discriminação.