OPINIÃO

Musculação Feminina: 8 dicas de ouro para aproveitar o máximo de seu treino

27/01/2016 18:15 -02 | Atualizado 27/01/2017 00:31 -02
Jose Luis Pelaez Inc via Getty Images
Older Hispanic woman lifting weights in living room

Há alguns anos, pratico musculação, com poucos momentos de pausa. Com a musculação, você deixa seu corpo forte, com menos chances de ter lesões e dores articulares. Ela é única para se ter controle sobre a sua estética também. A musculação ajuda na manutenção e no ganho de massa muscular. Com certeza, tem uma academia perto da sua casa. Tem até academia especializada em musculação feminina. Hoje em dia, as academias ficam abertas praticamente o dia todo, e abrem nos finais de semana, facilitando para que você malhe no horário que quiser. Veja, abaixo, 8 dicas de ouro para extrair o máximo de cada treino:

1. Tente se superar a cada treino

Sem perceber, você vai diminuindo seus esforços durante os treinos. Portanto, tenha como meta se focar e se superar, mantendo a intensidade alta durante todo o tempo. A cada dia, busque superar seu desempenho do treino anterior. Faça o possível para aumentar as cargas e respeitar os intervalos e, caso faça algum treino aeróbio ou intervalado, sempre busque ser mais rápida, seguindo sempre a orientação do profissional de Educação Física.

2. Treine com pesos livres e faça exercícios funcionais

Priorize exercícios funcionais e com pesos livres (halteres e barras), em vez das máquinas. Eles lhe ajudam a melhorar a coordenação motora, a aprender a se movimentar corretamente, e acabam malhando os músculos abdominais e das costas para lhe ajudar a manter a postura e o equilíbrio. Eu uso muito pouco as máquinas e prefiro os exercícios funcionais, que trazem mais benefícios com o mesmo tempo empregado. Na academia, frequentemente encontro alunas que malham há um bom tempo mas não sabem realizar uma flexão ou um agachamento corretamente. As máquinas não te ensinam a se movimentar. Por isso, proponho que invista mais em exercícios funcionais. Ótimos treinos podem ser feitos apenas com o seu corpo ou com poucos acessórios, e isso vai te tornar mais independente. Outra vantagem é não ter que ficar esperando ao revezar a máquina com outra pessoa.

3. No treino de pernas, priorize o agachamento, o levantamento terra e o avanço

A base do meu treino de pernas são os exercícios agachamento e levantamento terra. Para a musculação feminina, esses são meus exercícios prediletos de pernas, seguidos do avanço. Eles são exercícios completos. Utilize-os no seu treino de pernas, usando outros exercícios como complementares. Aprenda a executá-los perfeitamente e torne-os parte integrante de seu treino.

4. Aproveite o treino também para se treinar

Aproveite o momento do treino para se treinar a se esforçar cada vez mais, superar seus limites, aumentar sua força, sua velocidade, seu equilíbrio, suas habilidades. Sempre se superando, você estará sempre sentindo um gostinho de conquista, de vitória. Aproveite para treinar sua determinação, força de vontade, resistência mental.

5. Só se compare com você mesma

Sempre vão existir pessoas mais em forma ou mais fortes que você na academia, e ficar se comparando com os outros sempre gera um sentimento ruim. Utilize sempre a autocomparação, procurando ser melhor do que era antes. Essa mentalidade vai lhe ajudar a evoluir muito.

6. Cuidado com o uso do celular

Limite o uso do celular durante o treino. Ou melhor, afaste-se dele. O celular pode aumentar os tempos de descanso entre as séries, o que prejudica o resultado final. Além disso, é importante que sua mente esteja sempre focada no exercício.

7. Escolha a música certa

A trilha sonora para treinar deve lhe estimular ao máximo, ajudando a se esforçar mais. Não escolha somente músicas que você goste, mas sim que lhe estimulem ao máximo.

8. Curta o treino e fique bem consigo mesma!

Não malhe com a mentalidade de que está fazendo uma obrigação. Não é porque a musculação é solitária que ela precisa ser chata ou monótona. Se você já vai pra academia pensando que vai ser chato, aí vai ser mesmo.

Sintonize-se com os estados de ânimo de alegria e prazer. Insista e malhe por alguns meses. Alimente-se bem neste período. Quando você começar a perceber o seu corpo mudando, vai sentir-se cada vez melhor. Utilize o estado mental de estar curtindo o treino, tendo um momento prazeroso. Isso é essencial para extrair o máximo do treino e obter os melhores resultados. Aprenda a gostar de malhar.

Esforce-se ao máximo em seus treinos e, com o tempo, você aumentará sua autoestima e bem-estar, melhorará o humor, e terá mais controle sobre sua ansiedade e estresse.

Na musculação feminina, alguns detalhes podem fazer toda a diferença. Os resultados serão proporcionais ao seu nível de dedicação.

Saúde e paz com seu corpo!

Gostou do post? Se quiser mais dicas práticas sobre saúde e bem-estar, conheça meu Blog. Curta também minha página no Facebook.

Casais praticando Ioga

SIGA NOSSAS REDES SOCIAIS: