profile image

Mosaicos de Áreas Protegidas do Brasil

Fórum para estimular a gestão entre áreas protegidas

Os Mosaicos de Áreas Protegidas são um modelo de gestão que busca a participação, integração e envolvimento dos gestores de UCs e da população local que a integram, dessa forma compatibilizam a presença da biodiversidade, a valorização da sociodiversidade e a sustentabilidade em sua área de abrangência. Além de fomentar a discussão sobre Mosaicos este espaço será aberto para todas as áreas protegidas, ela estando dentro ou fora desse modelo de gestão.
Divulgação

Audiência Pública vai debater lei de concessão de serviços em Unidades de Conservação

A audiência será uma oportunidade para que juristas apresentem sua avaliação sobre o texto legal, assim como representantes das comunidades quilombolas, indígenas, caiçaras, caboclas e de agricultores familiares. Haverá espaço para o relato de experiências de turismo de base comunitária nas Unidades de Conservação, tanto no Vale do Ribeira, quanto em outras regiões.
21/10/2016 18:11 BRST
Mosaico

Projeto para fortalecimento do Mosaico da Calha Norte do Pará é aprovado

O Arpa aprovou ainda mais cinco projetos, sendo um da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema) do Amazonas, e quatro do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). A Chamada Pública foi estruturada em quatro componentes: Criação de unidades de conservação; Consolidação e gestão de unidades de conservação; Sustentabilidade financeira, e Monitoramento, coordenação, gerenciamento e comunicação do programa.
21/10/2016 18:08 BRST
Reprodução

Cerrado ganha maior Mosaico de UCs

O reconhecimento do mosaico nessa região, que abriga um dos maiores remanescentes de Cerrado, é uma decisão que não só fortalece as ações de conservação como também é um potencial de valorização da cultura tradicional e incremento da renda de comunidades que vivem do extrativismo de frutos típicos da região e do artesanato feitos, principalmente, com a palha do Buriti e o capim dourado. (Assista ao vídeo produzido na região).
13/10/2016 16:04 BRT
Thalita Monfort

Entidades se reúnem para discutir o fortalecimento dos mosaicos de áreas protegidas do Brasil

A Rede de Mosaicos de Áreas Protegidas (Remap), o WWF-Brasil, o Instituto de Pesquisa e Formação Indígena (Iepé), o Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (IMAZON), o Instituto Chico Mendes de Biodiversidade (ICMBio) e a Secretaria de Biodiversidade e Florestas do Ministério do Meio Ambiente (SBF/MMA) se uniram e preparam a realização, em Brasília (DF), de um evento que vai aprofundar a discussão de como fortalecer os mosaicos de áreas protegidas no Brasil.
10/05/2016 19:23 BRT
Yagi Studio via Getty Images

Um novo modelo de gestão para Unidades de Conservação

Historicamente o planejamento e gestão do território tem se dado pelo Estado no exercício de sua soberania. Entretanto, a redemocratização e a globalização trouxeram para esse cenário o fortalecimento dos múltiplos atores sociais (desde os federativos até os contra hegemônicos dos movimentos sociais) levando a uma crise do tradicional planejamento centralizado dos Estados Desenvolvimentistas.
03/05/2016 21:28 BRT

Mosaico Bocaina: um agente integrador de mudanças

O Mosaico Bocaina vem se destacando nos últimos anos pela sua gestão participativa, um exemplo foi a realização do "Encontro de Justiça Socioambiental da Bocaina - Territórios Tradicionais: Diálogos e Caminhos", que buscou ampliar o conhecimento e debater alternativas para a redução e solução de conflitos relacionados ao acesso dos recursos da biodiversidade nos territórios tradicionais.
14/08/2015 14:54 BRT