OPINIÃO

Rock in Rio 2017 homenageia a África sem diversidade nos palcos

Dados revelam que homens e mulheres negros e negras são os menos representados nos palcos.

02/11/2017 16:10 -02 | Atualizado 02/11/2017 17:17 -02

Com 17 edições realizadas, o Rock in Rio é considerado um dos maiores festivais do mundo e pioneiro na área de entretenimento no Brasil. O festival já homenageou Cássia Eller, Cazuza, Gilberto Gil. Nesta edição, será o continente africano.

Em entrevista para o jornal O Globo, a vice-presidente do festival, Roberta Medina, disse que: "Nossa ideia foi homenagear a África moderna, porque a música africana está na base da cultura contemporânea. Queremos contar isso paras as novas gerações. Muitas pessoas não sabem que os ritmos que nasceram na África inspiraram outros, como o rap, jazz, reggae e rock. Então, faz sentido trazer essa história para o Rock in Rio".

E resumiram a África moderna nesta propaganda, sem referências à cultura africana:

Os homenageados não estão nos palcos, só participaram do Rock Street nas ruas da Cidade do Rock. As principais atrações foram a banda Les Tambours de Brazza, Ba Cissoko, a cantora e compositora Mamani Keïta, Alfred et Bernard, Fredy Massamba e o grupo Tyous Gnaoua.

Acessando o site do Rock in Rio, você encontra :

Os números divulgados não revelam, no entanto, dados sobre diversidade no Festival. A Evelle Consultoria analisou o gênero e raça de vocalistas e Djs convidados e revelou que negros e negras são os menos representados em todos os palcos:

Rock in Rio 2017: Todos os palcos

Rock in Rio 2017: Palco Mundo

Rock in Rio 2017: Palco Sunset

Rock in Rio 2017: Área Eletrônica

Rock in Rio 2017: Rock District

Rock in Rio 2017: Digital Stage

Nos próximos dias será lançada a análise completa das 17 edições do Rock in Rio.

*Este artigo é de autoria de colaboradores ou articulistas do HuffPost Brasil e não representa ideias ou opiniões do veículo. Mundialmente, o HuffPost oferece espaço para vozes diversas da esfera pública, garantindo assim a pluralidade do debate na sociedade.

LEIA MAIS:

- O que as empresas entendem por diversidade?

- O que significa diversidade nas empresas?

#TodosSomosCultura

ETC:Vozes