OPINIÃO

A primavera chegou aos museus: mais de 2.000 atividades culturais em todo o Brasil

25/09/2014 16:05 -03 | Atualizado 26/01/2017 20:51 -02
Milena Buarque

A primavera chegou. E com ela a 8ª Primavera dos Museus. Até o dia 28 de setembro, 389 cidades apresentam mais de 2.000 atividades culturais, como exposições, oficinas, debates e exibições de filmes. Com o tema "Museus Criativos", esta edição tem como objetivo, segundo o texto oficial, o estímulo à manutenção e desenvolvimento de cada museu na exploração de sua capacidade de inovar - seja por meio da modernização da gestão, diversidade de iniciativas ou ampliação da presença no território em que se encontra. A intenção é clara: garantir um maior acesso das pessoas à cultura.

O guia, dividido por regiões e cidades do país, conta com 175 páginas, oito delas dedicadas aos 33 museus selecionados de São Paulo. Em 2014, 26 unidades da federação participam do evento. A região Sudeste foi a que teve maior número de participantes (319), seguida pelas regiões Nordeste (179), Sul (196), Centro-Oeste (39) e Norte (28). O projeto é organizado pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram/MinC).

-

Abaixo, algumas das atrações em São Paulo. Anote na agenda:

Memorial da Resistência de São Paulo

Até 26 de setembro - 10h às 14h

Encontro para Profissionais de Turismo "Memórias de um patrimônio histórico".

Atividade gratuita para contribuir com uma melhor compreensão a respeito da história e significados patrimoniais do museu.

27 de setembro - 14h às 17h30

Sábados Resistentes - "O papel dos cientistas na resistência à ditadura". Mesa redonda e debate com cientistas que participaram da resistência, sobre seu papel social ontem e hoje.

Museu Casa Guilherme de Almeida

Até 27 de setembro - 15h às 16h

Trechos da peça "Antígona", de Sófocles, em tradução de Guilherme de Almeida, pelo Coletivo Religare e o Coral do Colégio Oswald de Andrade, regido por Gualtieri Beloni Filho.

Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand - MASP

Até 28 de setembro

O MASP propõe ao público e aos usuários das redes sociais que fotografem pela cidade e publiquem no Instagram imagens com as hashtags #cidadesinvisiveis e #maspmuseu. A melhor foto será capa do facebook do MASP.

24 de setembro - 14h às 17h

Exibição do filme "Antes do Anoitecer", de Julian Schnabel, seguido de debate.

Mube - Museu Brasileiro da Escultura

Até 28 de setembro - 10h às 19h

Mostra traz fotos, esculturas e vídeos produzidos pela artista Analívia Cordeiro a

partir de sua vivência com o povo Kamaiurá no Alto Xingu.

Até 28 de setembro - 10h às 19h

Dez telas com uma interpretação de paisagens brasileiras a partir de alguns elementos que se destacam em cada região. O Brasil, por Eduardo Iglesias.

Até 25 de setembro - 14h às 17h

Projeto Diálogos: encontros entre duas ideias. Para o amor não existe talvez, El Greco e a busca de si - Olga Pinheiro e Olívio Guedes.

Instituto Tomie Ohtake

Até 05 de outubro - 11h às 20h

Exposição "Histórias Mestiças".

Centro Cultural Banco do Brasil

Até 27 de outubro - 09h às 21h

A exposição "Ciclo" proporciona um novo olhar sobre objetos comuns e a maneira como são utilizados pelos artistas contemporâneos, modificando a experiência do cotidiano.

Acompanhe mais artigos do Brasil Post na nossa página no Facebook.


Para saber mais rápido ainda, clique aqui.


MAIS CULTURA NO BRASIL POST:

#TodosSomosCultura