profile image

Milena Buarque

Jornalista, escritora, blogueira e pedestrianista

Jornalista na Federação dos Professores do Estado de São Paulo (Fepesp), Milena é blogueira, atriz e apaixonada por artes. Já passou pela Editora Abril, como videorrepórter de VEJA.com, e já trabalhou como editora voluntária da Cruz Vermelha Brasileira. Paulistana, formada em jornalismo pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e pedestrianista. Também escreve para o site FalaCultura e cursa Estudos Brasileiros - Ciências Sociais na Fundação Escola de Sociologia e Política (pós-graduação). Neste espaço, escreve sobre exposições, filmes e teatro. Mas não só. Contato: milena_buarque@hotmail.com
Divulgação

'Quem matou Eloá?': Um documentário para pensar o feminicídio e espetacularização

Eloá não queria mais um relacionamento e foi morta por isso. A mídia relevou a figura de um homem apaixonado e desesperado e santificou a menina-morta. Escondendo-se com a máscara do leitor (quem?) que quer ser informado - "saber mais detalhes" -, a mídia moraliza a história e vê na tragédia o lembrete para a não repetição. Só precisa avisar que mulheres continuam morrendo diariamente nas mãos de homens. E que a mídia continua a tingir esses homens e esses casos com as cores do amor. Mas é sangue mesmo.
19/10/2016 13:32 BRST
Divulgação

'Monstro Rosa' e 'Pássaro Amarelo' querem ensinar o que é diversidade às crianças

Um pássaro amarelo, que nasceu com as asas curtas, não pode voar e se entristece ao receber postais que seus amigos mandam de viagens pelo mundo. Um monstro rosa, grande, felpudo e desengonçado, nasceu em um lugar onde tudo é preto e branco. Estranhos em diferentes ninhos, as duas historietas, contadas e ilustradas pela espanhola Olga de Dios, falam de algo em comum: diversidade e a superação de deficiências.
30/08/2016 14:53 BRT
Divulgação

Cultura brasileira: Museu reencena exposição de 1969 concebida por Lina Bo Bardi

Em abril de 1969, o edifício do Museu de Arte de São Paulo (Masp) na avenida Paulista foi inaugurado com uma mostra concebida e organizada por Lina Bo Bardi, arquiteta ítalo-brasileira responsável pelo projeto arquitetônico do espaço. "A mão do povo brasileiro" exibiu, aproximadamente, dois mil objetos que evidenciavam a rica cultura material do país, desde as regiões do sertão do nordeste até o sul do Brasil. Em setembro de 2016, quase 50 anos depois, a histórica exposição retorna aos espaços do Masp.
30/08/2016 14:04 BRT
Divulgação

Cultura na periferia: Inscrições abertas para primeiro edital de fomento em São Paulo

Desde o início do mês, o Programa de Fomento à Cultura da Periferia de São Paulo está com inscrições abertas a grupos e coletivos culturais de regiões de alta vulnerabilidade social da cidade interessados em receber apoio financeiro para a continuidade de suas atividades. Fruto de uma intensa e longa mobilização de coletivos culturais, o programa é resultado da aprovação da Lei 16.496/16 (a Lei de Fomento às Periferias) sancionada pelo prefeito Fernando Haddad (PT) no fim do mês passado. As inscrições podem ser feitas até o dia 6 setembro (confira o primeiro edital na íntegra aqui.)
30/08/2016 13:58 BRT
Juan Naharro Gimenez via Getty Images

11º Festival de Cinema Latino-Americano destaca mulheres na cinematografia

A décima primeira edição do Festival de Cinema Latino-Americano domina São Paulo entre os dias 20 a 27 de julho com uma programação que celebra a crescente presença feminina na atual cinematografia da região. A homenageada do ano é a cineasta paulista Anna Muylaert, que recentemente foi convidada a integrar a Academia do Oscar. Além da exibição do longa inédito "Mãe Só Há Uma" (2016), o festival vai apresentar 23 títulos dirigidos e/ou roteirizados por Anna.
19/07/2016 16:15 BRT
Oswaldo Corneti/ Fotos Públicas

Vamos abolir o 'morrer de frio'?

Em 2016, pessoas morrem DE FRIO na cidade mais rica do Brasil, na 17ª cidade com mais bilionários no mundo, na 6ª maior do mundo em população. No horizonte? Em 2025, São Paulo talvez esteja no TOP5 das mais patacudas (def: endinheirada - e não reduto de patos) do planeta. Será que até lá pessoas deixarão de morrer de frio?
13/06/2016 12:36 BRT
Reprodução

Exposição remonta universo brasileiro de Câmara Cascudo

A mostra é uma realização da Casa da Ribeira São Paulo e do Ludovicus - Instituto Câmara Cascudo, entidade criada por Anna Maria Cascudo, após o falecimento de seus pais. O instituto funciona na antiga residência do casal, no Rio Grande do Norte, e foi aberta ao público em 2010. Depois da capital paulista, o mundo de Câmara Cascudo ainda vai passar por Curitiba, Rio de Janeiro, Fortaleza, Belém e Manaus.
09/04/2016 20:22 BRT
Reprodução/Youtube.com

Atores fazem show para ajudar a atriz Phedra de Córdoba, estrela da Praça Roosevelt

Nos próximos meses, Phedra necessitará de enfermeiras 24 horas por dia, visitas médicas, dieta balanceada, medicamentos, entre outros cuidados. Os colegas da companhia, família da artista no Brasil, também criaram uma <a href="https://www.vakinha.com.br/vaquinha/ajudem-phedra-d-cordoba-diva-do-teatro-brasileiro" target="_hplink">"Vakinha" on-line</a>. Dos R$ 50 mil pretendidos na campanha, cerca de R$ 15 mil já foram alcançados.
26/03/2016 21:48 BRT
Acervo Família Person

Vida e obra do diretor Luiz Sergio Person é tema de exposição em São Paulo

Considerado seu trabalho preferido, pelo apurado nível técnico e dramático, "O Caso dos Irmãos Naves", filme de 1967, cujas cenas estão em exibição constante na Ocupação Person, mostra sua atualidade e força: é impossível não olhar para as telas quando os irmãos Naves (Raul Cortez e Juca de Oliveira) surgem no quadro e denunciam as atrocidades cometidas por um Estado que cava buracos em corpos para jogar suas culpas. A mostra, que marca os 40 anos de morte e 80 anos de nascimento do cineasta brasileiro Luiz Person, fica em cartaz até abril no Itaú Cultural, em São Paulo.
25/02/2016 11:25 BRT