OPINIÃO

Um clube do livro para... 'bebuns'?

15/10/2015 14:58 -03 | Atualizado 26/01/2017 22:53 -02
Jessica Holden Photography via Getty Images
Peaceful time outside with good book, glass of wine, and plate of fruit and cheese.

Literatura e álcool. Aí estão duas coisas que você pode achar que não combinam, mas combinam, sim. Duvida? Você precisa conhecer o Clube do Livro para Bebuns, Meetup organizado pela publicitária e designer Ana Luiza, de 28 anos.

"Hoje em dia, os perfis estão bem separados. Tem uma galera intelectual que defende uma vida saudável e o pessoal que vai pro bar e só quer aproveitar a vida!", diz a organizadora do grupo, questionada sobre a possibilidade de reunir os diferentes estereótipos.

Mas ela lembra que não foi sempre assim. "Isso era diferente antigamente. Grandes escritores tinham uma vida boêmia e bebiam (MUITO). Acho que isso os ajudava a se soltar mais para escrever melhor", completa.

2015-10-14-1444847533-3904536-ScreenShot20151014at2.30.20PM.png

Você pode ter imaginado grandes filósofos gregos em noites boêmias há milênios atrás, certo? Não, não precisa ir tão longe. Pense em Nelson Rodrigues. Pense em Mario Quintana. Reza a lenda que a relação de ambos com os livros e com os copos eram igualmente... digamos... intensa!

Mas por enquanto, os escritores bebuns brasileiros não estão na pauta do Clube do Livro para Bebuns, marcado para um sábado, 24 de outubro (veja o local e outros detalhes aqui). O autor em debate será Nick Hornby, com a obra "Funny girl".

Bebuns, mas... não tanto!

Apesar da pegada álcool-friendly, a criativa organizadora adverte: "Não estamos fazendo apologia a encher a cara. O importante deste grupo é juntar essas pessoas, discutir as visões e se divertir", explicou. "Até deixamos claro que você não precisa ler o livro em questão nem ficar bêbado no encontro".

E tudo isso, em um ótimo clima de amizade e descontração. Nada de barracos! "As pessoas ultimamente estão tão ligadas em defender seus partidos e opiniões que esquecem que a troca de conhecimentos e percepções é uma das maiores riquezas". Alguém discorda?

Se você ainda não se inscreveu para a première do Clube do Livro para Bebuns, inspire-se nas palavras de Ana:

"O Meetup é maravilhoso por aproximar pessoas. Acho que isso melhora o nosso conhecimento. Tem de se encontrar, trocar ideia e aprender com isso. A experiência é sempre única". Pronto, agora clique AQUI e boa bebedeir... quer dizer, leitura! <3

SIGA NOSSAS REDES SOCIAIS:


VEJA MAIS SOBRE LITERATURA NO BRASIL POST:

Livros de escritoras que você deveria ler