OPINIÃO

Vegetarianos e a deficiência de Vitamina B12

22/02/2016 10:58 -03 | Atualizado 26/01/2017 22:31 -02
Reprodução

Uma das questões mais comumente levantadas quando o assunto é vegetarianismo, é a deficiência de Vitamina B12 que este estilo de vida pode causar.

Mas é importante lembrar: apesar de a ameaça ser real, é muito fácil escapar do problema!

A Vitamina B12 vem quase que exclusivamente de alimentos origem animal, por isso, os vegetarianos devem dar uma atenção especial para este micronutriente na alimentação.

Desta forma, os vegetarianos e os veganos fazem parte do grupo que corre risco de ter deficiência do nutriente - e, infelizmente, este é o argumento usado por muita gente que é contra o vegetarianismo, que supostamente faria mal à saúde.

Mas, obviamente, isso não é verdade.

Basta que os vegetarianos controlem os níveis desta substância no organismo e, se necessário, façam suplementação - da mesma forma que alguém que come carne precisa controlar, por exemplo, o colesterol, e tomar medidas caso sejam necessárias.

No caso dos vegetarianos, o problema é menor: ovolacto e lactovegetarianos podem obter a quantidade adequada de Vitamina B12, pois nessas dietas há a ingestão de alimentos de origem animal, como leite e derivados.

Já para os veganos, o acompanhamento nutricional se torna mais importante, e a suplementação normalmente é necessária, uma vez que nessa dieta não existe o consumo de nenhum alimento de origem animal.

Ovolacto e lactovegetarianos também devem ficar atentos e consultarem um nutricionista de vez em quando para terem certeza que seus índices de Vitamina B12 no organismo estão dentro dos padrões adequados.

Em caso de deficiência da substância, os sintomas podem variar: fraqueza, cansaço, falta de ar, falta de apetite, perda de peso e tonturas são os mais comuns.

Se os níveis de Vitamina B12 permanecerem baixos por muito tempo, isso pode causar fraqueza muscular, perda de memória, irritabilidade, formigamento nas mãos e pés e até danos no sistema nervoso.

Por isso, se você é ou quer ser vegetariano ou vegano, não deixe de consultar um nutricionista e, se for necessário, fazer a suplementação de Vitamina B12.

O processo é simples, com cápsulas ou gotas que devem ser consumidos na frequência determinada pelo especialista.

O vegetarianismo é um estilo de vida completamente saudável, mas que exige alguns cuidados!

LEIA MAIS:

- 7 filmes para acreditar que sobram motivos para ser vegetariano

- Por que até quem não é vegetariano deveria lutar pelo bem-estar do animal

Também no HuffPost Brasil:

Salgadinhos vegetarianos de legumes e verduras

SIGA NOSSAS REDES SOCIAIS: