OPINIÃO

6 substâncias essenciais que você só pode obter em alimentos de origem vegetal

27/08/2015 20:11 -03 | Atualizado 26/01/2017 22:31 -02
Goodshoot via Getty Images
Fruits and vegetables in basket

Alimentos de origem vegetal e animal têm várias diferenças entre si, e isso vale especialmente para seus valores nutricionais: os vegetais possuem diversos nutrientes que não são encontrados em outros tipos de alimento.

É por isso que, mesmo aqueles que não abrem mão das carnes na alimentação precisam consumir vegetais e ter uma alimentação equilibrada.

Aqui, mostratei três nutrientes essenciais -- que são muito difíceis (ou impossíveis) de se obter em alimentos de origem animal -- ao todo, são seis substâncias que você só obtém em alimentos de origem vegetal.

1 - Vitamina C

Poderoso antioxidante, a vitamina C é essencial para o bom funcionamento do organismo. Sua deficiência pode causar escorbuto, doença pode passar de manchas na pele e fadiga para pele amarelada, perda de dentes, sangramentos e até a morte.

Estudos mostram que a vitamina C evita doenças degenerativas, reduz a pressão arterial, melhora a saúde dos vasos sanguíneos e diminui o risco de entupimento das artérias. Ainda aumenta a absorção de ferro, reduzindo o risco de anemia.

Encontrada na maioria dos alimentos vegetais, a Vitamina C está em maior abundância em frutas e legumes crus, especialmente pimentão, couve e frutas cítricas. Alguns alimentos de origem animal, como os ovos, também têm vitaminas C, mas em quantidades muito menores.

2 - Flavonoides

Os flavonoides são os antioxidantes mais comuns dos alimentos vegetais, encontrados em quase todas as suas variedades. Possivelmente eles sejam os responsáveis por fazer dos vegetais alimentos tão benéficos.

Dietas ricas nesta substância incluem menor risco de desenvolver doenças cardíacas, melhor funcionamento cerebral e melhora da saúde intestinal.

Aqui, falarei sobre os quatro flavonoides mais conhecidos - e mais importantes - inclundo suas principais fontes e benefícios:

2.1 - Quercetina

O consumo de quercetina ajuda a diminuir a pressão arterial e melhora a saúde cardíaca. Encontrada na maioria das plantas, tem como principais fontes a cebola, o cacau, as maçãs e o brocolis.

2.2 - Catequinas

Os benefícios das catequinas estão relacionados com melhora da pressão arterial e do fluxo sanguineo, e redução efetiva do colesterol ruim. Elas estão em muitas frutas e bebidas, e suas principais fontes são chá verde, damasco, maçã, pêra, uva, pêssego, cacau e vinho tinto.

2.3 - Hesperidina

Estudos mostram que a hesperidina previne doenças cardíacas e indicam que a substância tem poder até para evitar o surgimento de diversos tipos de câncer. As hesperidina pode ser encontrata em todas as frutas cítricas, em especial laranjas e limões.

2.4 - Cianidina

A cianidina é uma anticionina, responsável pela coloração de muitos vegetais. Estudos mostram seus benefícios para o coração, como a prevenção de doenças. A maioria das frutas escuras são ricas na substância: amoras, framboesas, groselha, etc.

3 - Fibras vegetais

As fibras são partes das plantas que não são digeridas pelo sistema digestivo. O consumo elevado de fibras diminui o colesterol, melhora a saúde cardíaca, evita prisão de ventre e retenção de líquidos, diminui o risco de câncer no cólon e causa sensação de saciedade.

A conclusão é que ninguém tem obrigação de ser vegetariano, mas todos devem consumir vegetais em todas as refeições para ter uma vida mais saudável. Se isso diminuir um pouco a ingestão de carne, melhor ainda! ;)

LEIA MAIS:

Selo garante origem vegana de produtos industrializados

8 alimentos para consumir antes ou depois de malhar