profile image

Maurício Santoro

Cientista político, professor do Departamento de Relações Internacionais da UERJ

Cientista político, professor do Departamento de Relações Internacionais da Universidade do Estado do Rio de Janeiro Está no twitter: @msantoro1978.
Reuters/Getty Images

Impeachment através do espelho: Dilma e Park contra as ruas

Milhões de pessoas tomam as ruas para pedir o impeachment da primeira mulher a ser eleita presidente do país. Os manifestantes protestam contra a corrupção nas maiores empresas nacionais e o partido da mandatária se vê desestruturado e esvaziado. O processo de afastamento, o segundo da jovem história democrática do país, joga sombras no padrinho político da presidente, visto por um grande setor da sociedade como um dos maiores líderes que a nação já teve. Poderia ser o Brasil em 2016, mas é também a Coreia do Sul. Assim como Dilma Rousseff, Park Geun-hye sofreu impeachment pelo parlamento. A presidente afastada espera seu julgamento, previsto para o início de 2017, enquanto o primeiro-ministro Hwang Kyo-ahn, de popularidade baixa, assumiu o cargo de presidente em exercício.
13/12/2016 12:21 -02
ASSOCIATED PRESS

Por que Donald Trump venceu?

As eleições de 8 de novembro levaram ao poder não só Trump, mas deram aos republicanos o controle da Câmara dos Deputados e do Senado. Em seu governo ele também terá a oportunidade de nomear ministros da Suprema Corte, consolidando uma hegemonia sobre os três poderes da república que os republicanos não tinham desde a década de 1920.
09/11/2016 12:11 -02
Bloomberg via Getty Images

A Geopolítica do Mar do Sul da China

O leste e sudeste da Ásia são palcos de diversas disputas territoriais e sentimentos nacionalistas ardorosos, que com frequência remontam às questões não-resolvidas da Segunda Guerra Mundial e uma história de rivalidades e ocupações entre China, Coreias, Filipinas, Indonésia, Japão, Rússia e Vietnã. As principais iniciativas de integração regionais asiáticas, a ASEAN e a APEC, são voltadas majoritariamente para o aumento do comércio e não oferecem mecanismos eficazes de mediação e resolução de conflitos territoriais.
19/07/2016 15:25 -03
JOEL SAGET via Getty Images

Um Nobel para o jornalismo ou por que você deveria ler Svetlana Alexievich

Natural da Bielorússia, Svetlana Alexievich dá voz às pessoas comuns que refletem sobre suas experiências em lutas épicas ou cotidianas, refletindo a respeito dos combates contra a Alemanha nazista, do desastre nuclear em Tchernóbil e do desmantelamento do Estado soviético. A Companhia das Letras começou a publicá-la no Brasil e a autora veio ao Brasil para participar da Festa Literária de Paraty.
04/07/2016 14:23 -03
Adriano Machado / Reuters

É o sistema que está em crise, não só um governo

Ainda faltam 180 dias até o julgamento final de Dilma, no qual muita coisa pode acontecer. Temer começa a governar em um clima de confronto, com decepções por seu ministério recheado de investigados na Lava Jato, pouco diverso (sem mulheres, sem negros) e com nomes majoritariamente de baixa expressão no nível nacional. O presidente em exercício é o último colocado nas pesquisas eleitorais à presidência, que ele não pode disputar por ter ficha suja no TSE. A maioria da população queria o afastamento de Dilma, mas também repudiava Temer e defendia novas eleições presidenciais.
13/05/2016 17:50 -03
RHONA WISE via Getty Images

Um roteiro para entender as eleições presidenciais dos Estados Unidos

Desde o século XIX os candidatos à presidência dos Estados Unidos eram escolhidos nas convenções nacionais de cada partido. Os delegados que nela votavam representavam os núcleos partidários em cada estado. Mas como funciona o sistema de primárias? Como foi criado? Por que gera situações contraditórias como promover a ascensão de um político popular, mas rejeitado pela cúpula do próprio partido?
14/03/2016 11:50 -03
TOBIAS SCHWARZ via Getty Images

Afinal, devemos proibir 'Mein Kampf'?

No dia 1º de janeiro de 2016, "Mein Kampf", a mistura de autobiografia e panfleto político escrita por Adolf Hitler, passou a ser de domínio público. Isso gerou uma nova onda de discussões a respeito do livro, inclusive no Brasil. Em fevereiro, o Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro proibiu a venda da obra, por incitar a intolerância e violar princípios básicos de direitos humanos.
10/02/2016 16:30 -02
ANDREAS SOLARO via Getty Images

A Grécia e o trilema da globalização

É difícil achar um país que teve medidas de austeridade tão severas quanto aplicadas na Grécia; pelo menos em tempos de paz. Não por acaso, ela tem atualmente mais dificuldades de pagar suas dívidas do que ao início do programa de redução de despesas. O que está ocorrendo?
17/07/2015 12:18 -03
VALERIANO DI DOMENICO via Getty Images

Geopolítica da FIFA

A FIFA talvez seja a organização internacional mais relevante na qual os Estados Unidos não desfrutam da liderança e há especulações sobre os interesses políticos do governo Obama em remover Blatter e colocar no cargo alguém mais simpático a seus propósitos - que criasse, por exemplo, obstáculos para as ambições da Rússia.
02/06/2015 17:51 -03
Agência Brasil/Flickr

O Brasil não conhece a China contemporânea

Quantos políticos, empresários, jornalistas ou acadêmicos brasileiros conseguem identificar meia dúzia de expoentes chineses e listar os fatos mais importantes sobre essas pessoas? Ou analisar o funcionamento do Partido Comunista da China e entender os desacordos e compromissos entre suas facções mais importantes? Ou avaliar a força dos grupos pró-democracia e dos ativistas de direitos humanos? Quantos estão familiarizados com a cultura chinesa e conhecem seus poetas, escritores ou cineastas de destaque?
20/05/2015 13:41 -03