OPINIÃO

Rodrigo Maia ameaça empresas

Não precisamos de mais um político achando que vai conseguir controlar a economia e baixar todos os preços com o poder da sua caneta.

03/03/2017 16:56 BRT | Atualizado 10/03/2017 19:23 BRT
Ueslei Marcelino / Reuters
Rodrigo Maia ameaçou votar lei para acabar com cobrança por bagagem caso aéreas não reduzam preço das passagens.

Já dizia minha avó: "De boas intenções, o inferno está cheio."

O Brasil vive uma das maiores crises de sua História. O desemprego já bate a casa dos 12%. Nesse cenário, o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), querendo supostamente reduzir o preço das passagens aéreas, resolveu ameaçar as empresas do setor.

Imagine que você é um empresário, melhor, imagine que você é um empresário estrangeiro pensando em investir no Brasil. Que impressão uma notícia como essa te passaria? Você arriscaria seu dinheiro num país em que um político simplesmente ameaça empresas como bem entende?

Não me entenda mal, eu também quero comprar passagens mais baratas. Aliás, eu gostaria de comprar tudo que eu gosto ou preciso com um preço mais baixo.

A questão é que não é um político escrevendo num pedaço de papel com selo oficial que vai conseguir tornar um país mais rico e próspero. Aliás, foi justamente o excesso de intervencionismo na economia por Dilma Rousseff que plantou a semente da destruição econômica que testemunhamos nos últimos dois anos.

Não precisamos de mais um político achando que vai conseguir controlar a economia e baixar todos os preços com o poder da sua caneta.

Se Rodrigo Maia quer mesmo ajudar, pode revogar regulamentações que fecham o mercado brasileiros a investimentos internacionais. Abrir o mercado, gerando mais concorrência, é o que faz que as empresas baixem os preços e aumentem a qualidade do serviço fornecido.

O Brasil já tem leis demais, regulamentos demais, politicagem demais. Está na hora de tentar a boa e velha livre iniciativa.

Nesse sentido, João Doria vem dando aula aos demais eleitos. Ele bem que poderia dar uma aula para Rodrigo Maia e para os demais políticos do Rio e de Brasília.

*Este artigo é de autoria de colaboradores do HuffPost Brasil e não representa ideias ou opiniões do veículo. Mundialmente, o Huffington Post é um espaço que tem como objetivo ampliar vozes e garantir a pluralidade do debate sobre temas importantes para a agenda pública.