OPINIÃO

Unicat e seus motorhomes off-road

09/09/2014 19:00 -03 | Atualizado 26/01/2017 22:02 -02
Divulgação

Existem diversos lugares maravilhosos em nosso planeta que felizmente ainda conservam uma paisagem pouco tocada pelo homem. Natureza bruta, seja no deserto, seja na floresta, gelo ou montanha que deixam todos seus visitantes extasiados de tanta beleza.

O problema é chegar até esses lugares...

Voos com inúmeras escalas e transportes locais bastante capengas até fazem parte do prazer da viagem para muitos aventureiros. Mas uns poucos felizardos podem visitar esses mesmos lugares com o conforto de uma casa e por lá permanecer o tempo que quiserem.

São eles os poucos proprietários de veículos da marca Unicat, uma empresa de motorhomes criada por um alemão fascinado por aventuras chamado Thomas Ritter.

Já mencionei aqui sobre um motorhome especial que podia andar na estrada e na água, mas esse, o "Terra Wind" da Cami, precisa de uma estrada bem asfaltada para chegar até a água, já que ele é montado sobre um chassi de ônibus.

Já os Unicat foram criados para transpor todo tipo de terreno porque eles são montados em cima dos chassis de caminhões "Man" ou "Unimog" (divisão da Mercedes de caminhões off-road), que possuem tração em todas as rodas, sejam elas quatro, seis e até oito (!), como o modelo "MXXL 24 AH" montado sobre um "Man TGA 8X8" a pedido de um cliente dos Emirados Árabes Unidos.

Além desses modelos feitos 'sob encomenda', há os fabricados em série da linha "Terracross" que adotam uma configuração por módulos para baratear um pouco o preço final. Normalmente cada veículo é configurado de acordo com as necessidades de cada cliente, onde ele pretende trafegar, com quantas pessoas quer viajar, as leis de cada país, etc.

Mas em comum todos, eles trazem como equipamento padrão o que há de melhor em conforto, como forno elétrico e de micro-ondas, geladeira, cama de casal queen ou king size, cafeteira de 'espresso', ar-condicionado e aquecimento, banheiro com ducha, TV HD, sistema de som integrado em todo veículo, vários aparelhos de GPS e sistema de telefonia e transmissão de dados por satélite.

Os modelos maiores podem trazer ainda em um compartimento uma moto ou até mesmo um quadriciclo para pequenos deslocamentos, como para comprar mantimentos na cidadezinha mais próxima, por exemplo.

Nesses, os tanques de combustível chegam a comportar até 750 litros de óleo diesel, o que permite uma autonomia de mais de dois mil quilômetros. Sim ele é beberrão, mas afinal estamos falando em um veículo que pode chegar a pesar mais de vinte toneladas.

O comprador pode escolher entre um amplo leque de materiais de acabamento para seu modelo, como estofamentos em tecido ou couro, piso em madeira ou emborrachado, cozinha em madeira ou metal, móveis com acabamento em plástico ou madeira, etc.

Mas mesmo optando pelo acabamento mais barato no menor modelo, dificilmente um Unicat custará menos de quinhentos mil dólares nos EUA, o que significa que trazer um desses para o Brasil pagando todos os impostos sairia por mais de dois milhões de reais.

Se serve de consolo, os proprietários de um Unicat fazem parte de uma espécie de clube exclusivo mantido pela própria empresa que trata de negociar a revenda de seu modelo quando você se cansar dele.

O proprietário de um Unicat 8X8 dos Emirados Árabes fez esse vídeo de colagem de fotos do seu brinquedo. O vídeo é um tanto chatinho porque nem áudio tem, mas vale a pena assistir para ver que nem todo mundo atravessa o deserto em cima de um camelo.

Acompanhe mais artigos do Brasil Post na nossa página no Facebook.


Para saber mais rápido ainda, clique aqui.

MAIS CARROS NO BRASIL POST:

18 réplicas de carros dos desenhos