profile image

Marcella Chartier

Jornalista, mãe, co-fundadora da Casa de Lua, sócia da agência Iara - A Voz das mulheres e da Kayá Editora

Marcella Chartier é jornalista, mãe do João, diretora editorial da Kayá Editora e sócia da agência Iara: A Voz das Mulheres. Co-fundadora da Casa de Lua Organização Feminista, dedica quase todas as suas horas de trabalho, hoje, a mulheres. As outras são da maternidade, da cozinha, do samba, do vinho e das histórias – lidas, ouvidas e assistidas.
Blaise Hayward

As mães que podemos ser

A culpa materna é uma excelente forma de controlar mulheres. Pra que elas passem a vida tentando ser mães melhores a qualquer custo, sem se preocupar com mais nada. Pra que elas tenham a certeza de que são incapazes, pouco dedicadas, numa constante autoavaliação que conclui, invariavelmente, que há insuficiência.
11/05/2015 16:59 -03
Msieur J. version 9.1/Flickr

É questão de gênero, sim

O mercado de trabalho é muito mais desafiador para as mulheres. Porque uma mulher enfrenta, todos os dias, o desafio de ser quem é. Para além de provar suas capacidades (o que precisa ser feito com mais constância e intensidade do que quando se é um homem), precisa se manter firme em disputas de poder com quem, historicamente, já está em uma posição mais vantajosa, inclusive na questão salarial. Precisa lidar com o assédio, muitas vezes escolher a roupa que vai usar sem ficar bonita demais (mas feia demais também não pode, claro), e até mesmo com o preconceito geracional que, contra nós, é mais agressivo.
06/03/2015 18:25 -03