OPINIÃO

'Brincadeira' xenófoba de Danilo Gentili e a ignorância do brasileiro sobre o Brasil

21/08/2015 11:00 -03 | Atualizado 27/01/2017 00:31 -02
Divulgação

O povo de Roraima está indignado com as afirmações preconceituosas, de baixo nível e que demonstram absoluta ignorância sobre o Brasil profundo, feitas pelo arremedo de apresentador e humorista, Danilo Gentili, em seu programa "The Noite", no SBT.

Ao responder uma mensagem recebida pelo humorista Maurício Meirelles, enviada por uma moça que queria saber informações sobre como contratar o show de Meirelles para Roraima, Gentili, valendo-se da sua mediocridade costumeira e do seu humor forçado e sem graça, respondeu que o amigo não viria fazer show aqui no estado, que ele chamou de "bosta" e ainda questionou se o show seria pago "com peixes com prostitutas" numa ofensa gratuita e descabida às mulheres roraimenses.

As afirmações deselegantes e desrespeitosas de Gentili ofenderam a todos os que nasceram em Roraima ou escolheram o estado para viver, como este blogueiro que aqui se sente muito bem acolhido é próspero. Roraima é um estado pequeno em população, mas rico em recursos naturais e diversidade cultural. Pessoas de todos os estados do Brasil foram e são recebidas aqui e aqui prosperam e vivem com dignidade, com uma qualidade de vida que São Paulo e os demais estados do Sul e Sudeste do País já não conseguem oferecer.

Roraima tem, por exemplo, e em abundância, água para se tomar banho todos os dias sem necessidade de racionamento ou de rodízio. Todos sabemos que hoje água é coisa que rara em São Paulo. Aqui temos mais segurança e menos violência, respiramos menos fuligem e fumaça tóxica, temos uma vida mais tranquila e menos estressante sem quilômetros e quilômetros diários de congestionamento.

Aqui em Roraima respiramos ar puro, acordamos com o cantar dos pássaros e, o melhor, estamos livres de sujeitos desprezíveis como Danilo Gentili, que insistem em querer acreditar que é humorista. São, quando muito, piadistas de mau gosto.

A afronta de Gentili ao estado foi tamanha, que as autoridades locais se pronunciaram sobre as ofensas perpetradas contra as mulheres roraimenses e ao povo do estado em geral. Em nota, a governadora Suely Campos disse que "o apresentador provoca dano inestimável ao povo de Roraima" e afirma que o governo "buscará a reparação cabível".

A prefeita de Boa Vista, Teresa Surita (PMDB), lamentou a postura de Gentili que "de forma irresponsável e inconsequente, teceu comentários ridículos a respeito do nosso estado e especificamente às mulheres que aqui residem". Teresa também pede retratação por parte do pseudo-humorista.

O presidente da Câmara Municipal de Boa Vista, vereador Edilberto Veras (PP), no mesmo tom de indignação, fez circular uma nota nos meios de comunicação locais e nas redes sociais na qual lamenta a postura de Gentili.

A nota emitida pelo presidente da Câmara diz que o posicionamento do apresentador "apenas demonstra a completa ignorância e total preconceito com regiões e povo que não conhece" e pede ao apresentador que "se lhe restar algum traço de dignidade, tenha a hombridade de se retratar pedindo desculpas às mulheres do nosso estado".

Por sua vez, o senador Romero Jucá (PMDB) também pediu retratação de Gentili e do SBT. "Eu quero aqui desafiar o SBT, e o dono do SBT, Silvio Santos, que é um homem honrado, que tem audiência em Roraima, que peça desculpas", disse Jucá ao Estadão. Na nota enviada ao jornal paulista, o senador roraimense afirma que Roraima foi "covardemente agredido pelo jornalista e apresentador Danilo Gentili".

O deputado Hiran Gonçalves (PMN) acabou levando o assunto para a tribuna da Câmara dos Deputados. Dizendo-se indignado, o parlamentar chegou a afirmar que, caso encontre Gentili na rua, vai trata-lo como ele merece: "como um moleque" (veja o vídeo postado no perfil do deputado no Facebook).

Uma das minhas maiores preocupações como membro da Subcomissão Permanente de Futebol Brasileiro, é com a destinação dada aos estádios e arenas na Copa de 2014. Por isso me comprometi no lançamento do Fórum Legislativo do Futebol a trabalhar para que tenham uma boa gestão pós-olimpíadas.#maisporRoraima #maispeloBrasil

Posted by Deputado Hiran Gonçalves on Quinta, 13 de agosto de 2015


Gentili, que continuou zoando e fez pouco caso da fala do parlamentar no Twitter.

O deputado federal Abel "Galinha" Mesquita (PDT) foi outro que externou sua indignação pelas declarações do apresentador do SBT. "Como representante legítimo de meu estado - do povo roraimense -, usarei a tribuna da câmara para repudiar a ação do apresentador e tomarei as medidas necessárias, dentro da lei e, sobretudo, enviarei uma carta à direção da emissora SBT, para que se justifique sobre o fato [a agressão perpetrada por Gentile ao Estado de Roraima e ao seu povo]", disse o parlamentar.

Eu completo: Os comentários de Danilo Gentili são deploráveis. A postura lamentável deste dublê de humorista demonstra o preconceito e a ignorância com que parte dos habitantes dos estados do eixo Rio-São Paulo-Brasília-Minas olham para o Norte e Nordeste do Brasil. Muitos brasileiros desses estados sequer demonstram ter conhecimento mínimo de Geografia e trocam as capitais de Roraima e do Acre ou mesmo Rondônia e quase sempre grafam a sigla do Estado de Roraima como RO.

Como diz a música interpretada pela saudosa Elis Regina, "o Brazil não conhece o Brasil". Tudo isso é muito lamentável!

SIGA NOSSAS REDES SOCIAIS:



LEIA MAIS:

- Danilo Gentili precisa responder pelo que causou à maior doadora de leite materno do Brasil

- Danilo Gentili -- sempre ele! -- compara Luciana Genro a Hitler


VEJA MAIS NO BRASIL POST:

Países mais corruptos do mundo