profile image

Luiz Guilherme Medeiros

Diretor do Instituto Liberal do Centro-Oeste

Diretor de Comunicação do Instituto Liberal do Centro-Oeste. Atua como divulgador das ideias de liberdade na imprensa e na sociedade, exercendo atividade de lobby a favor das liberdades individuais no âmbito do Congresso Nacional e do Governo do Distrito Federal.
TIMOTHY A. CLARY via Getty Images

A 'Era Trump' pode ser uma oportunidade para a América

Sem dúvidas, Trump será um presidente polêmico. Sua visão de uma América mais livre e próspera no plano interno e mais forte e influente no plano externo encontrará muitos inimigos e sucesso incerto. Mas o triunfo de suas ideias também carregam consigo a promessa de um otimismo e confiança no excepcionalismo americano não visto desde Reagan. Pelo bem do Ocidente, rezemos pelo melhor.
20/01/2017 15:40 BRST
Agência Brasil

Brasília pede por mais transporte e menos política

Vamos aproveitar as lições deste caso de sucesso para trazer uma reforma tão necessária para um setor estagnado. O melhor sistema para o transporte rodoviário é aquele que incentiva o transportador a conquistar a preferência do cidadão, respeitando seu bolso e sua dignidade. E o livre-mercado se mostra imbatível para cumprir este papel.
05/01/2017 19:16 BRST
EVARISTO SA via Getty Images

A bancada do vandalismo

A PEC do Teto de Gastos foi aprovada em 2º turno neste 13 de dezembro no Senado, acompanhada de outro protesto de extrema-esquerda em frente ao Congresso Nacional. Mas dessa vez, a atitude da Polícia Militar de isolar a área e revistar os manifestantes resultou na descoberta prévia daqueles que pretendiam cometer vandalismo, assim deixando o ato prosseguir sem maiores incidentes.
13/12/2016 18:14 BRST
Zeljko Bozic via Getty Images

A revolta da elite contra o pobre de direita

O discurso da luta de classes está distante do povo, que prefere fazer suas próprias escolhas a se ajoelhar diante das cátedras universitárias e dos supostos formadores de opinião. O pobre de direita não é uma espécie de aberração a ser estudada por intelectuais, mas um cidadão que pensa por conta própria e deve ter sua opinião respeitada. O Brasil não é o laboratório de um grupo de iluminados, e felizmente os relembrou disso.
31/10/2016 16:32 BRST
Foto Bureau Nz Limited via Getty Images

A obsessão igualitária

Se valorizamos a liberdade das pessoas viverem suas vidas da forma que acham melhor, não devemos ceder a quem propõe mais controles, cotas e restrições. Devemos remover as barreiras que impedem o cidadão de encontrar mais soluções por conta própria e das comunidades terem mais autonomia para lidarem com seus problemas.
19/10/2016 12:28 BRST
Brazil Photo Press/CON via Getty Images

A denúncia de Lula na Lava-Jato e o enfraquecimento de uma narrativa

Existe um conflito entre a lei brasileira e o projeto de poder do Partido dos Trabalhadores. Se os ataques ao julgamento constitucional que cassou Dilma Rousseff pelos seus crimes fiscais já dava esta impressão, fingir que Lula é perseguido politicamente pelas forças policiais e judiciais que expõem suas atividades criminosas retira qualquer dúvida da mentalidade totalitária que permeia o Partido.
15/09/2016 14:54 BRT
Alex Mares-Manton via Getty Images

'Escola sem Partido': Um passo na melhoria da educação nacional

Uma boa ilustração do enviesamento educacional é que o jovem brasileiro com ensino básico sabe falar de Karl Marx, Vladmir Lênin e Che Guevara. Mas pergunte a ele quem foi Edmund Burke, Ludwig von Mises e Friedrich Hayek e terá apenas um olhar confuso como resposta. Existem respostas à teorias como a luta de classes e a mais-valia? Qual foi a análise liberal da Crise de 29? Os socialistas praticaram genocídios? Que críticas podem ser feitas ao Estado de Bem-Estar Social?
25/07/2016 08:39 BRT
Getty Images

Brexit: Em defesa da liberdade do Reino Unido

Os poderosos apoiadores do "ficar" realizaram tamanha demonização do "sair" que isto azedou tanto o debate britânico quanto a discussão internacional após a apuração dos votos. Os apoiadores do "sair" foram rotulados como pessoas ruins, de valores desprezíveis, e negados qualquer espaço relevante para expor seu ponto de vista ou defender-se das acusações. O Brexit não se trata de um ataque contra ninguém, mas de uma tentativa de restaurar os valores que tornaram o Reino Unido uma nação livre e próspera.
11/07/2016 17:40 BRT