OPINIÃO

Desenvolvimento sustentável dependerá de tecnologia e criatividade, afirma Jeffrey Sachs

07/10/2015 00:25 -03 | Atualizado 27/01/2017 00:31 -02
Jasper James via Getty Images
double exposure of a man taking a photo with a smart phone in India and cityscape

Estabelecer um conjunto de objetivos globais ambiciosos que incluem, por exemplo, acabar com a extrema pobreza até 2030 não é "de forma alguma arrogante, mas sim, uma simples questão de decência", disse Jeffrey Sachs, diretor do Earth Institute da Universidade de Columbia e consultor especial do Secretaria Geral das Nações Unidas na palestra de abertura do SOLVE, no MIT - Massachusetts Institute of Technology.

Ao apresentar pela primeira vez os 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável após terem sido aprovados por unanimidade pelos países-membros das Nações Unidas na semana passada, Sachs afirmou que "um acordo em torno destes objetivos faz toda a diferença ao focar a devida atenção" nos desafios que eles significam para toda a civilização no século 21.

2015-10-06-1444098957-9669663-sachsx519.jpg

O primeiro dia do SOLVE, encontro inédito criado pelo MIT para inspirar pessoas a trabalharem juntas para solucionar os grandes desafios globais, foi dividido em debates sobre saúde e infraestrutura.

Discutindo sobre como a inovação pode melhorar os resultados de saúde e bem-estar de populações ao redor do mundo e trazer maior produtividade para os sistema de saúde, o primeiro painel foi apresentado por Susan Hockfield, primeira mulher a presidir o MIT entre 2004 e 2012.

O desafio: Como podemos reduzir a mortalidade e morbidade de doenças como o câncer em 50% em 10 anos?

No painel sobre infraestrutura, a internet e o seu poder de conectividade foram os principais assuntos. Com a abertura de Lawrence G. Roberts, conhecido como o pai da internet P2P e Nicholas Negroponte, mundialmente reconhecido como idealizador do projeto "One Laptop per Child", o objetivo era discutir como proporcionar oportunidades de desenvolvimento econômico e de trabalho significativo e como a tecnologia está mudando a economia ao redor do mundo.

Para debater, foram convidados engenheiros do Google e do Facebook para apresentar suas soluções para oferecer acesso à internet para todos ao redor do mundo.

Acompanhe meu blog e descubra o que de mais interessante e inovador está sendo discutido no SOLVE, a principal iniciativa do MIT durante a HUBweek.

* Direto de Boston (EUA)

MAIS NAÇÕES UNIDAS NO BRASIL POST:

Famosos apoiam campanha da ONU

SIGA NOSSAS REDES SOCIAIS: