profile image

Liege Albuquerque

Jornalista, mestre em ciências políticas

Graduada em jornalismo (Ufam) com mestrado em Ciências Políticas (USP), a jornalista passou 11 anos entre São Paulo e Brasília, trabalhando em redações como as de O Estado de S. Paulo, Gazeta Mercantil, Veja e Folha de S. Paulo. No ano passado, lançou seu primeiro livro infantil, “AEIOU e os Gabirus” (Valer Editora). Está há outros 11 anos em Manaus, onde trabalhou nos jornais A Crítica e Diário do Amazonas e foi correspondente do Estadão por sete anos. Hoje é jornalista freelance e professora de disciplinas como Ética e Técnicas de Reportagem na Uninorte/Laureate.
Reprodução/Facebook

Não ensine o ódio a seu filho

Os coleguinhas, na maioria com pais votando em Aécio, riam dela quando repetia minha justificativa, nas palavras de uma criança de 6 anos: "minha mãe vai votar na Dilma porque ela tem uma história de vida contra a injustiça, tem biografia de honestidade e foi uma boa ministra".
17/08/2015 15:02 BRT
Education Images via Getty Images

'Deixem os periquitos cantarem!'

Será que existe algum lugar do planeta em que as pessoas cubram árvores para que os pássaros não pousem nelas? Há dois anos, em Manaus, os moradores de um condomínio de luxo mandaram cobrir com telas as palmeiras da fachada. Diziam que era para proteger "seu patrimônio" e porque não aguentavam.
01/12/2014 15:24 BRST
Divulgação

"Gillian também sabia nadar"

Eu não tenho nenhum conselho a dar a turistas que querem passear de barco durante a Copa. Poderia dizer: "não entre num barco, é perigoso". Mas quem sou eu.
05/05/2014 17:18 BRT
Flickr/EduardoDuarte

De novo, cheia no rio Madeira

Os fenômenos que afetam a Amazônia são inexoráveis e inevitáveis, são desígnios de Deus ou ordem da natureza. A proporção é que é variável, mas sempre fazem estrago. A culpa disso é de quem?
20/03/2014 14:54 BRT
Divulgação

A Arena Amazônia é nossa (dos brasileiros)

A melhor observação que li na minha timeline: "Pergunta de jornalista é para incomodar mesmo, extrair verdades incômodas. Não é para bajular autoridades, mesmo porque já tem muita gente fazendo isso por desvio de caráter ou interesse material."
12/03/2014 11:44 BRT
Getty Images

Mais médicos para o Amazonas, por favor

Sim, há municípios do Amazonas que nunca tiveram um médico generalista residente. É gente no meio do nada, da mata. As casas são todas de madeira, boa parte coberta de palha e vivem com poucas horas de energia elétrica.
07/03/2014 18:51 BRT