OPINIÃO

As séries inglesas que você precisa ver

30/09/2014 18:22 -03 | Atualizado 26/01/2017 20:56 -02
Divulgação

O sucesso das séries "Downton Abbey", uma produção da Carnival Films com a ITV, e "Sherlock" fizeram com que a atenção do mundo televisivo voltasse-se para as produções inglesas. A última, uma abordagem moderna as histórias do detetive Sherlock Holmes, desbancou neste ano os nomes favoritos para o Emmy - foram três estatuetas nas categorias melhor ator (Benedict Cumberbatch), direção (Steven Moffat) e ator coadjuvante (Martin Freeman).

O grande impulso é uma consequência do investimento da BBC, a maior rede televisiva da Inglaterra, reconhecida por suas premiadas adaptações literárias para a TV. Livros de Jane Austen e Agatha Christie receberam versões tão cativantes que acabaram por divulgar mais profundamente as obras destes autores.

Mais recentemente, "Orphan Black", com a sua divertida dança dos clones, caiu rapidamente no gosto da mídia e do mercado jovem.

Abaixo, uma lista dos seriados ingleses para quem deseja conhecer a produção do país.

Doctor Who (1963)

Uma das séries mais respeitadas e aclamadas no quesito ficção científica, Doctor Who traz as aventuras de um alienígena que tenta reparar os principais erros da humanidade em suas viagens no tempo. Peter Capaldi assume o papel de protagonista na oitava temporada da série.

Elenco de Doctor Who visita o Brasil; veja

Agatha Christie's Poirot (1989-2014)

agatha christie poirot

As aventuras do detetive belga Hercule Poirot, da mestre do gênero Agatha Christie, foi tão bem-aceita que conseguiu 13 temporadas no ar. David Suchet, que leu todos os livros da escritora, vive com maestria o personagem. Os casos são resolvidos com a ajuda do inspetor chefe da Scotland Yard, Japp. Neste ano, o detetive solucionou o seu último caso na televisão.

Orgulho e Preconceito (1995)

Uma das melhores versões de Orgulho e Preconceito foi a concebida pela emissora. Tendo o charmoso Colin Firth como protagonista, o Mr. Darcy, a minissérie emplacou uma estatueta do Emmy na categoria de figurino. A atriz Jennifer Ehle, que viveu Elizabeth Bennet, foi homenageada com um prêmio Bafta. Em 2005, a história também foi adaptada para o cinema com Keira Knightley no papel da protagonista.

Orgulho e Preconceito ganha continuação em minissérie

Jane Eyre (2006)

jane eyre

A trágica história de Charlotte Brontë sobre a orfã Jane Eyre recebeu uma adaptação para TV antes de chegar ao cinema. A protagonista, interpretada por Zelah Clarke, encontra seu verdadeiro amor em uma residência afastada, no interior da Inglaterra. O romance épico ganhou três prêmios Emmy em 2007: melhor direção, figurino e design de penteados.

Emma (2009)

Baseado no livro de Jane Austen, Emma conta história de uma jovem que tenta exercer o papel de casamenteira em sua cidade. O novo "trabalho" acaba trazendo conflitos para o seu círculo social. No final da história, a moça se apaixona pelo irmão do cunhado. Emma recebeu uma versão cinematográfica (1996). Na TV, a minissérie conseguiu um Globo de Ouro no quesito design de penteados.

Sherlock (2010)

A abordagem moderna das aventuras de Sherlock Holmes conquistaram até os fãs mais assíduos das histórias do personagem. A trama, baseada na obra de Conan Doyle, traz um detetive moderno, que soluciona mistérios do século 21 em Londres. A série tem Benedict Cumberbatch como protagonista e já ganhou mais de 30 prêmios no meio - incluindo, um Bafta de melhor ator coadjuvante para Andrew Scott (2012).

Leia crítica da terceira temporada de Sherlock

Downton Abbey (2010)

downton abbey

O criador da atração, Julian Fellowes, queria revisitar o seu aclamado filme, premiado com o Oscar, "Assassinato em Gosford Park". A ideia era explorar a história de personagens autênticos, de uma aristocracia que não existe mais na Inglaterra. O drama, que faturou o Emmy de melhor minissérie em 2011, logo se tornou uma das séries mais assistidas em todo o mundo.

Conheça os bastidores de Downton Abbey

Black Mirror (2011)

A produção cult do Channel 4, criada por Charlie Brooker, tenta mostrar como a sociedade moderna ficou obcecada pela tecnologia. A paranoia coletiva é o que move o roteiro perspicaz e inteligente. O seriado tem como inspiração o programa "Além da Imaginação", um dos fundadores do gênero de suspense/terror na televisão americana.

Broadchurch (2013)

Criada por Chris Chinball, Broadchurch é um drama policial focado na descoberta do corpo de um menino na praia. Os protagonista tentam, ao longo da temporada, encontrar o assassino. A série é transmitido pela ITV na Inglaterra e, no Brasil, pelo canal GNT. A Fox lança neste ano um remake do seriado, intitulado "Gracepoint".

Orphan Black (2014)

2014-09-26-orphanblack014.jpg

A ficção científica apresenta a atriz Tatiana Maslany em diferentes papéis. Na narrativa, Sarah Manning descobre em seu retorno a Londres que é uma das integrantes de um experimento de clonagem. Juntas, as personagens tentam descobrir o motivo de suas existências.

Orphan Black participa da Comic-Con 2014

Nota da editora: Conforme nossos leitores alertaram, a sério Orphan Black é, na verdade, uma produção canadense. Optamos por manter a série na lista, com a devida correção. :)

Acompanhe mais artigos do Brasil Post na nossa página no Facebook.


Para saber mais rápido ainda, clique aqui.

MAIS SÉRIES NO BRASIL POST:

12 spinoffs de séries que quase foram produzidos