profile image

Jovem Soropositivo

Pseudônimo de um jovem paulistano heterossexual, que descobriu ser portador do HIV em outubro de 2010

Pseudônimo de um jovem paulistano nascido em 1984, que descobriu ser portador do HIV em outubro de 2010. É autor do blog Diário de um Jovem Soropositivo.

BigFive Images via Getty Images

A geração de soropositivos que vai experimentar a cura

Nós não morremos mais de aids. Nós não vamos viver menos que uma pessoa que não tem HIV. Com tratamento antirretroviral e carga viral indetectável, nós não transmitimos o HIV através de relação sexual. Temos o código genético do vírus integrado em algumas células, mas provavelmente seremos a geração de soropositivos que vai experimentar a cura.
21/10/2016 12:19 BRST
Bruce Forster via Getty Images

Está faltando remédio para o tratamento da aids no Brasil?

No final do mês de junho recebi uma mensagem de uma leitora de meu blog, o Diário de um Jovem Soropositivo. Por e-mail, ela contava ser soropositiva, assim como seu marido e seu filho, um menino de três anos de idade: todos com HIV. Moradora de Belo Horizonte, ela falava sobre a falta de medicamentos antirretrovirais na farmácia pública. "O governo não está mandando", disse ela. "Às vezes, faltava o medicamento do meu menino: especificamente a Nevirapina."
21/07/2016 11:14 BRT
Reprodução

'Freddie Mercury amava a vida. Ele viveu em plenitude'

Em 5 de setembro deste ano, Freddie faria 69 anos; não tivesse sido levado pela aids, em 24 de novembro de 1991, vítima de pneumonia decorrente da doença. Na noite em que Freddie morreu, o músico e amigo Dave Clarke estava ao seu lado, fazendo vigília na cabeceira da cama, logo depois de Mary Austin, ex-namorada de Freddie e sua amiga mais próxima.
15/02/2016 19:18 BRST
Anadolu Agency via Getty Images

Para onde a prevenção e o tratamento do HIV/aids estão caminhando

A ideia de que soropositivos em tratamento e com a carga viral (quantidade de vírus no sangue) tão baixa que é indetectável são parceiros sexuais que não apresentam risco consistente de transmissão do HIV pode ser difícil de engolir. Mas começa a fazer mais sentido quando levamos em conta que esse mesmo coquetel de medicamentos é capaz de prevenir a transmissão dentro do próprio corpo, da mãe portadora do vírus para o próprio bebê.
01/12/2015 13:25 BRST
Shutterstock / wavebreakmedia

Negar a relação entre HIV e a Aids é um debate extremamente perigoso

De onde vem a ideia de negar que o HIV causa da Aids? "Tudo surgiu, até certo ponto, legitimamente, no início da identificação da Aids, no fim dos anos 70 ao início dos anos 80", conta o Dr. Esper Kallás, meu médico infectologista e professor associado da Disciplina de Imunologia Clínica e Alergia da Faculdade de Medicina da USP. "Naquela época, o conhecimento era muito restrito e carente de técnicas laboratoriais capazes de avaliar o sistema imune. A virologia era uma ciência nascente."
18/05/2015 18:39 BRT
Getty Images

'A minha vida (e a de todos que vivem com HIV) depende da ciência'

Vivemos na era do viés de confirmação, algo que vai na completa contramão do método científico. Se queremos avançar a discussão e o nosso entendimento a respeito do mundo, precisamos romper essa bolha. Mas como vamos fazer isso? Como fazer para que informações novas e desdobramentos científicos sejam reconhecidos ou, ao menos, ouvidos com a justa atenção que merecem? Como convencer os céticos de que existe uma outra perspectiva apontada pela ciência?
23/04/2015 15:39 BRT
NIAID/Flickr

'Clube do carimbo': a notícia que não faz sentido

Se indivíduos com o perfil do "clube do carimbo" existem, eles certamente não são responsáveis pela maior parte das transmissões de HIV. Em 2009, 91,5% das infecções que ocorreram nos Estados Unidos foram adquiridas a partir de pessoas que não sabiam ter HIV ou que não estavam em tratamento antirretroviral, de acordo com uma análise dos dados de transmissão daquele país.
17/03/2015 17:22 BRT
jovem soropositivo

Teste de HIV faz 30 anos: feliz aniversário, Elisa!

Foi em março de 1985 que a >Food and Drug Administration (FDA) licenciou, nos Estados Unidos, o primeiro teste de anticorpos para o HIV, o Elisa. Faz 30 anos. O nome vem do termo em inglês enzyme-linked immunosorbent assay, ou imunoensaio absorvente ligado à enzima, um procedimento que detecta anticorpos ou antígenos numa amostra. No Brasil, esse teste também é chamado de "sorologia para o HIV" ou, mais simplesmente, é o teste de HIV.
24/02/2015 16:52 BRT
divulgação

Tratamento do HIV/Aids: 'Hoje basta um comprimido por dia'

Ter HIV é ter uma condição tratável. Graças aos antirretrovirais, uma das grandes conquistas da medicina moderna, a vida de quem é diagnosticado positivo pode seguir normalmente. Hoje, basta um comprimido por dia. O tratamento se torna mais simples. Aprendemos sobre o vírus e sobre o nosso sistema imune. Aos poucos, estamos nos aproximando da cura para o HIV.
29/01/2015 17:46 BRST
Thinkstock

Nós não estamos sendo objetivos a respeito de HIV/aids

Por alguma razão, a epidemia de HIV/aids tem essa associação de culpa e punição. É como se o imaginário aterrorizante do vírus tivesse uma força gravitacional muito forte, da qual até médicos não escapam, que dirá jornalistas que os entrevistam para cobrir suas matérias.
01/12/2014 20:05 BRST