OPINIÃO

Mulheres sendo mulheres podem quebrar a internet

25/11/2014 10:27 -02 | Atualizado 26/01/2017 21:52 -02
Jamie Witwerr

Admita, você gostou de algumas das imagens inspiradas pelo ensaio de Kim Kardashian na revista Paper: KK como um centauro, os lábios de Homer Simpson e vários objetos magicamente equilibrados no traseiro dela, enquanto leite ou algum outro líquido era despejado em um recipiente perfeitamente empoleirado em seu lombar. Muita gente se divertiu posando em um vestido que mais parece um saco de lixo deslumbrante.

Nem todo mundo gostou ou deu risada, Alguns ficaram desesperados com a situação de uma sociedade em que uma mulher posando nua vira notícia. Outros implicaram com as versões photoshopadas do corpo humano mostradas no ensaio, a supersexualização e a objetificação do corpo feminino e a mensagem subjacente: meninas e mulheres devem ser avaliadas de acordo com seu sex appeal. Outros, ainda, ficaram chateados com o fato de que Kim Kardashian simplesmente consiga chamar atenção. Karen Manglacotti detalha bem em seu post "On Breaking the Internet - The Real Reason Naked Kim Kardashian Is Making People Freak Out" (Sobre quebrar a internet - o real motivo pelo qual Kim Kardashian pelada está enlouquecendo as pessoas).

Mas muita, muita, muita gente amou o ensaio e elogiou as imagens por serem ousadas, divertidas e extremamente sexy.

E então Alyssa Milano foi ao Twitter levantar uma questão também feita por muitas mães que amamentam:

2014-11-17-AlyssaMilanoKimKardashiantweetcopy.jpg

"Pera! Não entendo. Com todo respeito à Kim, mas... as pessoas ficam ofendidas com minhas selfies quando estou amamentando e está tudo bem com o (incrível) bumbum dela na capa?"

"Quer dizer... o bumbum é realmente inacreditável."

O pode ser entendido como: "Que diabos, internet? Na semana passada você enlouqueceu porque eu estava mostrando muito meus peitos enquanto amamentava, agora a KK se lambuza de óleo e fica pelada para a câmera e está tudo bem?"

É um bom argumento.

Mães que amamentam já sabem que fotos de amamentação parecem quebrar a internet.

Existem aqueles que acham que fotos de amamentação e o derrière brilhante de Kim são igualmente perturbadores e inapropriados. Também existem aqueles que acham que as mulheres deveriam se cobrir da cabeça aos pés para sair de casa e que distribuiriam burqas para todas elas. Essas reações fazem parte de uma conversa em andamento sobre o que as mulheres podem mostrar de seus corpos, e por quê. De selfies de biquíni a selfies de amamentação, de Kim Kardashian na capa da Paper a Olivia Wilde amamentando na Glamour, as pessoas adoram pirar sobre o que as mulheres fazem como seus corpos, como o vestem, como o compartilham, quantos filhos têm ou não têm com ele, como o curtem, com quem o dividem -e a lista segue.

Existem aqueles questão OK com fotos de amamentação, mas se incomodam com imagens sensuais que objetificam o corpo feminino, e aqueles que comemoram fotos de mulheres peladas, mas consideram nojentas as de amamentação, afinal de contas tudo bem ter fantasias com o corpo feminino, mas colocar um bebê na imagem é um pouco demais. [Coloque aqui a piada sobre homens se comportando como bebês quando se trata de peitos.]

É uma conversa séria e que continua. Em meio a toda a pressão para que mulheres amamentem vem a mensagem de que elas devem ser invisíveis enquanto cuidam de seus filhos, especialmente se estão usando seus seios para fazê-lo. Compare isso com a mensagem de que tudo o que é sexy é mais que visível - colocado num pedestal, em pôsteres gigantes e celebrado com champanhe. Também há uma certa estupidez envolvida, como as comparações da amamentação com ir ao banheiro para fazer cocô, xixi ou transar/se masturbar. Isso é chocante não só porque existem adultos que confundem fezes, urina e fluidos sexuais com comida. Esperamos que essas pessoas não cozinhem. Não tem certeza de que são coisas diferentes? Veja aqui a diferença entre amamentação e eliminação de resíduos.

Mas a situação também tem sua graça, e as mães que amamentam sabem que podem dar muitas risadas quando se fala de amamentação, sociedade e as mensagens que recebemos sobre nossos corpos. Porque, se não rirmos, vamos chorar. Jamie Wittwer, uma fotógrafa e mãe do Twitter, criou sua própria piada: ela fez uma montagem bombeando leite para um recipiente equilibrado em seu bumbum (como Kim Kardashian).

2014-11-17-KimKardashianPaperMagazineBoobiesBreaktheinternetcopy.jpg

Jamie está sexy, divertida e maternal na foto. Como muitas mães que conheço, Jamie fica ótima com combinação de vestidinho justo, bomba de leite e descontração. A mãe linda e divertida convidou outras mães a quebrar a internet (o que quer que isso signifique) junto com ela e com Kim Kardashian, postando fotos de amamentação.

2014-11-17-KimKardashianBreaktheinternetboobiescopy.jpg

"Preparem-se. Vem uma tempestade por aí. Vamos #QuebrarAInternet para #NormalizarAAmamentação"

Foto: Quem quebrou a internet

Vamos lá. Vamos quebrar a internet, decidindo nós mesmas o que vamos compartilhar de nossas vidas e nossos corpos. Vamos abandonar os estereótipos de mulheres invejosas e vamos defender nossa liberdade de expressão - seja jorrando champanhe, servindo café ou fazendo malabarismo com arquivos. Espero que alguém faça uma versão da foto de KK com um vidro de comida de bebê, equilibrando o vidrinho no bumbum. As mulheres são demais, equilibrando todo tipo de coisa, todos os dias.

Este artigo foi originalmente publicado pelo HuffPost US e traduzido do inglês.

Acompanhe mais artigos do Brasil Post na nossa página no Facebook.


Para saber mais rápido ainda, clique aqui.

TAMBÉM NO BRASIL POST:

Você sabe que é viciado em redes sociais quando...