OPINIÃO

8 coisas que toda mulher grávida quer ouvir

26/08/2014 11:54 -03 | Atualizado 26/01/2017 21:53 -02
Trevor Bair/Flickr
My beautiful wife 27½ weeks pregnant.

Durante esses sete meses de gravidez, já li muitas coisas que toda mulher grávida não quer que você diga ou faça. Não encontrei conselho algum sobre o que se deve dizer a uma futura mãe. É fácil entender que conversar com uma grávida pode até dar medo, pois os hormônios podem, de fato, causar uma ira anormal. Apesar disso, não tenha medo! Existem certas coisas que você pode dizer a uma mulher grávida que não a deixarão com vontade de arrancar a sua língua.

1. "Não se preocupe, um dia você vai dormir novamente"

Uma das reclamações mais frequentes que eu escuto como mãe de primeira viagem são as histórias de terror sobre anos e anos de noites mal-dormidas (ou sem dormir!). Muito raramente uma mãe experiente chega a falar essas palavras mágicas ao invés de começar a ladainha sobre a vida insone na qual estou prestes a embarcar. Após passar meses ouvindo que dormir é coisa do passado, eu quis beijar os pés daquela mulher e agradecê-la efusivamente por compartilhar essa pérola comigo.

2. "A gravidez é uma m*rda"

Amém. Gerar um ser humano dá trabalho. Eu odeio quando escuto as mulheres falando da gravidez como um período mágico. Eu não vi nenhum arco-íris e nem saí galopando em um unicórnio. O que eu fiz foi vomitar e suar bastante, além de me sentir desconfortável. Com certeza existem mulheres que nunca sentiram o enjôo pela manhã e não tinham que ir ao banheiro constantemente, mas a maioria das grávidas não têm essa sorte. Já no meu sétimo mês, a magia de gerar um nova vida têm sido dominada por uma azia quase constante, aversão a diversos tipos de comida, náusea e fadiga. Se você me disser que a sua gravidez foi tranquila, você vai me deixar com a sensação de que já estou falhando nesse lance da maternidade, pois eu não estou passando a minha gravidez saltitando, colhendo flores e soltando pum de glitter. É melhor você se afastar de mim antes que essas palavras saiam da minha boca.

3. "O que você quer para o jantar?" ou "O que você não quer para o jantar?"

OK, isso parece ser óbvio, mas se tivermos planos para dividir uma refeição nesse momento da minha vida, me pergunte antes se eu tenho alguma preferência. Não quero complicar as coisas, mas se você quer ir a um restaurante comigo e pensa em pedir ovos mexidos na minha frente, há uma grande possibilidade de que eu vou vomitar em cima de você. Acredite, estou tentando poupar nós dois de algo muito desagradável.

4. "Não se preocupe com o trabalho de parto. O meu não foi tão difícil. Eu nem sabia que estava em trabalho de parto até estar com 5 centímetros de dilatação e quando cheguei ao hospital já estava na hora de fazer força"

Eu sei, isso parece contradizer o item 2 na lista, mas se você acha que a minha barriga tem uma placa dizendo: "Conte-me a sua história de trabalho de parto", enganou-se. Só quero ouvir a sua história de trabalho de parto se ela for curta, feliz e com pouca dor. Essas histórias me dão esperança de que a minha também será curta e com pouca dor. Mas, se por outro lado, você passou um mês em trabalho de parto e teve que levar 18 pontos, eu não quero ouvir sua história.

5. "Perder o peso da gravidez não foi tão difícil. Eu perdi rapidinho"

Eu nunca estive mais pesada na minha vida e agora é preciso um guindaste para me levantar do sofá. A minha barriga está tão grande que ela tem o próprio CEP. Eu raramente consigo ver os meus dedos do pé. Eu gostaria de pensar que eu não vou ter esse barrigão para sempre. Não estou nem aí se eu estiver delirando - tenho melhores chances de ganhar na loteria e parir uma ninhada de cachorrinhos do que de ter uma barriga sequinha algum dia. Não destrua o meu sonho.

6. "Não é da conta de ninguém como você decide alimentar o seu bebê. Se o bebê estiver se alimentando direito, o que importa para os outros?"

Antes de engravidar, os meus peitos raramente eram o tópico de alguma discussão. Assim que a minha barriga começou a aparecer, eles tornaram-se um tema de muita controvérsia em relação à alimentação do meu bebê sobre a qual até pessoas completamente desconhecidas sentem a necessidade de opinar. Por que você se importa tanto com o que eu faço com os meus peitos ou como vou alimentar o meu filho? Isso lhe afeta de alguma maneira? Se eu disser que não pretendo amamentar, você irá me julgar automaticamente por não fazer a escolha mais saudável para o meu bebê? Se eu disser que vou amamentar, vai achar que sou a melhor das mães? De qualquer forma, a maneira em que eu escolho alimentar o meu bebê não é da sua conta, e eu vou lhe jurar amor eterno se você reconhecer que a escolha é minha ao invés de me dizer o que eu devo fazer.

7. "Você está linda"

Essa vai para as caras-metades da mulheres grávidas. Eu tenho consciência de que eu pareço ter engolido uma bola e depois me atracado com uma mancha de óleo. Você ficará muito bem na fita se, em primeiro lugar, você não fizer comentários sobre isso, mas também se você me disser que eu estou linda. Você receberá o meu amor incondicional e gratidão se falar com sinceridade. No entanto, eu não me importo se você estiver mentindo e na verdade acha que eu pareço uma baleia encalhada prestes a morrer. Só não me diga isso, de forma alguma, nem faça alguma piada sobre como eu estou enorme. Você realmente acha que eu não sei?

8. "Como é que VOCÊ está?"

Não, não me pergunte como eu estou me sentindo ou diga alguma coisa que me dê a impressão de que você só me enxerga como uma incubadora de bebê no momento. Ao invés disso, demonstre um interesse sincero em como eu estou, como o meu trabalho está indo ou que filmes eu assisti recentemente. Eu ainda sou a mesma pessoa que era antes de engravidar, só estou bem mais gordinha e um pouco mais atacada por conta dos hormônios. Eu adoraria conversar sobre algum assunto do meu interesse que não tenha nada a ver com gestação.

MAIS GRAVIDEZ NO BRASIL POST

Fotos incríveis de famosas amamentando