OPINIÃO

7 maneiras de transformar seu próximo almoço de negócios em um sucesso

Prato, bebida, tamanho e formato da mesa podem fazer a diferença para você alcançar seu objetivo.

16/11/2017 11:45 -02 | Atualizado 16/11/2017 11:45 -02
Rawpixel via Getty Images
Se você está planejando atingir um objetivo comercial, avalie com cuidado se não é possível reduzir a lista de convidados para o máximo de quatro pessoas.

Quantos negócios foram concluídos com sucesso durante uma refeição de trabalho? Provavelmente o mesmo número dos que foram perdidos. Mas você pode aumentar significativamente suas chances com um pouco de planejamento.

O mais importante é ter em mente que o objetivo principal é facilitar a comunicação, então tudo deve ser planejado em torno desta meta, não da qualidade da comida ou da popularidade do restaurante.

1. A escolha do local

Escolha um local com uma grande variedade de alimentos; caso contrário, você precisará verificar se todos os convidados comem bife, sushi, etc., o que dará um trabalho desnecessário e problemas com substituições de última hora.

2. Evite distrações

Música alta, telas de vídeo, mesinha lateral de cozinhar, todos competem pela atenção com a conversa. Nunca leve um cliente importante ou um potencial cliente para um restaurante que você pessoalmente não conheça. O melhor é escolher algum lugar onde você já tenha estado anteriormente e no qual, provavelmente, receberá tratamento VIP. Ao fazer a reserva, se você mencionar que é um almoço importante e que gostaria de uma boa mesa na qual seja fácil falar em particular, a maioria dos restaurantes fará o possível para acomodá-lo.

3. Lista enxuta

Se você está planejando atingir um objetivo comercial, avalie com cuidado se não é possível reduzir a lista de convidados para o máximo de quatro pessoas.

4. Cuidado com a mesa

Uma mesa quadrada ou redonda é essencial para três ou quatro pessoas, para que cada um possa ver os demais sem se torcer nas cadeiras. Quando há quatro convidados, existe o risco de se formar duas conversas paralelas – em algumas situações pode ser bom encorajar isso, mas essa deve ser uma escolha estratégica.

5. Menu online

Não importa se você é o anfitrião ou o convidado, o ideal é verificar o menu online com antecedência para economizar o tempo da escolha do prato no restaurante. Assim, você pode se concentrar no negócio em foco.

6. Fique alerta com o álcool

As bebidas alcóolicas durante o horário do expediente não são muito bem-vistas ​​em vários países. Em caso de dúvida sobre beber ou não, você pode acompanhar a decisão do executivo mais importante da mesa. Mas sempre conheça seus limites, especialmente em eventos noturnos, quando beber não é apenas aceito, mas muitas vezes, o esperado. Nunca se sinta pressionado a beber. Encontre um coquetel sem álcool que você aprecie e beba.

7. Fuja da meleca

Não escolha itens que sejam complicados de comer como a lagosta com casca. Lembre-se que nesta refeição você deseja manter o foco nos convidados e não na comida.

*Este artigo é de autoria de colaboradores ou articulistas do HuffPost Brasil e não representa ideias ou opiniões do veículo. Mundialmente, o HuffPost oferece espaço para vozes diversas da esfera pública, garantindo assim a pluralidade do debate na sociedade.

8 ideias bobas que viraram negócios milionários