OPINIÃO

O que gostaríamos de ouvir em 8 de março

Pode levar um tempo, mas só prestando atenção nessas sutilezas conseguiremos mudá-las juntos.

08/03/2017 12:41 BRT | Atualizado 08/03/2017 18:49 BRT
Eloy Alonso / Reuters
"Sinto muito por isso e não sei se posso com essa mensagem curar suas feridas"

Amor, li que as mulheres em média trabalham 15 horas em tarefas domésticas do que os homens por semana e fiquei mais assustado ainda quando li que um marido é considerado uma força motriz negativa para as profissionais femininas, como é para você? Como você gostaria que fosse? Vamos dividir as tarefas daqui pra frente.

Filha, você sabe que me preocupo com sua segurança e às vezes peço que você troque a roupa ao sair de casa, mas percebi que essa é uma armadilha social, pois a fonte da minha preocupação não é você, mas o que acho que vão pensar de você e o que farão a partir disso. De hoje em diante vou questionar meu amigos e familiares quando estiverem mexendo com moças na rua ou falando e compartilhando mensagens pejorativas de mulheres, me comprometendo pessoalmente a não fazer o mesmo.

Estaremos iniciando também uma campanha nacional para desmistificar o aborto e diminuir o estigma social das mulheres que optam por ele.

Mãe, sei que você gosta da casa organizada e que foi criada com a visão da vovó de que as meninas tem mais jeito para cuidar da casa, mas minha irmã não é a única responsável pela manutenção do nosso lar. Além disso, não é certo dizer que posso trazer minhas namoradas em casa, dormir fora quando quiser ou ir à baladas quando minha irmã não nenhuma dessas coisas e temos a mesma idade. Somos ambos capazes de aprender sobre sexo seguro e ter direito a namorar e sair sob as mesmas regras.

Ex, eu pensei sobre o que vivemos e percebi o quanto reproduzi machismo e te coloquei em situaçõessnegativas e depreciativas. Meu comportamento foi abusivo e posso dizer hoje que me arrependo. Sinto muito por isso e não sei se posso com essa mensagem curar suas feridas, mas posso te dar a certeza que estou me questionando e me desconstruindo para não repetir o passado.

Colega, eu tenho lido sobre a nossa sociedade, descobri que mulheres são interrompidas o tempo todo, que há discursos para colocá-las como irracionais ou mesmo nem as ouvem nas reuniões. Gostaria de perguntar se você já se percebeu alguns desses comportamentos aqui na nossa equipe de trabalho e se tem sugestões a fazer. Pode levar um tempo, mas só prestando atenção nessas sutilezas conseguiremos mudá-las juntos.

Somos ambos capazes de aprender sobre sexo seguro e ter direito a namorar e sair sob as mesmas regra

Funcionárias, em resposta às inúmeras pesquisas apontando diferenças salariais não explicadas por diferenças de formação ou competência, vamos conduzir a partir de hoje conversas e treinamentos para entender como o machismo pode estar influenciando nas decisões de contratação, promoção, convivência e a partir disso desconstruir estereótipos negativos.

Cidadãs, o governo anuncia que hoje foi regularizado o direito à interrupção voluntária da gravidez a ser realizada pelo SUS até 12 semanas, com acompanhamento de equipe formada por pelo menos obstetra, psicóloga e assistente social, para que vocês possam ter todas as informações e apoio nessa decisão que cabe somente a vocês. Estaremos iniciando também uma campanha nacional para desmistificar o aborto e diminuir o estigma social das mulheres que optam por ele.

Cidadãos brasileiros, o governo decretou hoje licença maternidade e paternidade de mesmo período, para homens e mulheres participarem ativamente da primeira infância dos seus filhos. Estaremos iniciando também uma campanha nacional para desmistificar a figura paterna, que hoje é vista apenas como provedora e não como uma fonte de carinho e cuidados. Nossa meta é que pais se sintam mais à vontade para atender expectativas dos filhos ao mesmo tempo em que as mães não sejam mais discriminadas pois de agora em diante não serão elas as únicas responsabilizadas socialmente pelos diversos cuidados como reuniões escolares, visitas médicas, trocas de roupas, alimentação.

08 de março é Dia Internacional pela Luta das Mulheres, data criada pela ONU para não apenas homenagear as que conquistaram direitos, mas também lembrar do quanto ainda precisamos conquistar.

08 de março de 2017 e ainda não ouvimos nenhuma dessas coisas, seguimos em luta.

Por que o feminismo é importante