OPINIÃO

São Paulo não seja diferente: Você tem de ser egoísta!

04/10/2016 18:12 BRT | Atualizado 04/10/2016 18:12 BRT
thiagogleite via Getty Images
Paulista Avenue (Avenida Paulista in Portuguese, Paulista being the gentilic for those born in São Paulo state) is one of the most important avenues in São Paulo, Brazil. The 2.8 kilometre thoroughfare is notable for headquartering a large number of financial and cultural institutions, as well as being home to an extensive shopping area and to Latin America's most comprehensive fine-art museum, MASP.

O que fica claro para todos os paulistanos e alguns brasileiros é que certos prefeitos e vereadores, tiveram um erro em comum, o que pertencer ao PT onde, consequentemente nadaram numa onda "fora PT" que é muito maior do que a vontade de mudança.

O que fica sobre a cidade de São é que ela, deixou de lado a poesia, a música, a mulher, o colorido, a diversidade e o lado que poderia ser humano. Infelizmente Fernando Haddad, meu querido, aconteceu de você ter amado demais a cidade que ama demais o dinheiro, e consequentemente um de seus símbolos mais antiquados e agressivos: o automóvel.

Não, São Paulo, você não pode amar, você foi feita para produzir.

Não, São Paulo, você não pode estender seus braços abertos ao próximo, seus braços foram feitos para produzir, pois você é a locomotiva do Brasil.

Não, São Paulo, você não pode ter cor em suas marginais, sua cor é o cinza, neutro sem vida.

Não, São Paulo, você não pode ter vida, você deve ter um braço arrancado em uma avenida.

Não conheci em meu tempo de vida um prefeito que tão elegantemente propôs uma nova ideia de civilidade e que em tão pouco tempo conseguiu mostrar que na selva do cada-um-por-si existia a possibilidade linda de se olhar para o lado e ver o outro, dividir com o outro a cidade, que é e deveria ser de todo mundo. Talvez São Paulo, lugar que amo tanto, precise de mais alguns anos até entender completamente o que foi Haddad.

Talvez o ódio deixe as coisas turvas demais. Mas o que diferencia a civilização da barbárie é que mesmo triste por São Paulo, ainda assim respeito a soberania das urnas. Mesmo achando Dória o retrato mais constrangedor da alma paulistana, o seu lado mais cafona, arrogante e mesquinho, eu reconheço Dória como prefeito eleito e defendo seu direito pleno de exercer a sua função. Sem rancor. Sem golpe.

Não, São Paulo, você não pode ser diferente, você tem que ser insípida e egoísta, afinal aqui é a terra do empreendedorismo. Não, São Paulo, você não pode ter sotaque e nem jeito diferente, afinal nordeste é burro e desceu pra cá só pra construir cidade.

Não, São Paulo, você não merece ser feliz.

LEIA MAIS:

- 'Trabalhe mais, chore menos': Esse é o desejo do governo Temer

- As Olimpíadas serão um mega legado para o Brasil

Também no HuffPost Brasil:

Eleições municipais 2016