profile image

Guilherme France

Advogado e internacionalista

Advogado e internacionalista, é mestre em História e em Direito Internacional e está sempre (tentando) tecer uma rede entre Direito e Relações Internacionais. Terrorismo, Feminismo e Eleições nos Estados Unidos são mais que interesses, quase obsessões.
Bloomberg via Getty Images

Trump no poder: 10 dias que já abalaram o mundo

Em dez dias, Donald Trump já deixou clara sua disposição de abalar as estruturas que sustentam a ordem global. O respeito aos direitos humanos e o livre comércio entre as nações foram dois dos pilares mais fragilizados no curso dos últimos dias. Ainda mais em risco, no entanto, se encontra a verdade que terá de enfrentar 4 anos de assaltos ininterruptos.
29/01/2017 18:51 -02
Bastiaan Slabbers via Getty Images

Entre generais e milionários, quem se salva no gabinete de Trump?

O processo de formação do Gabinete de um novo presidente é um dos mais tradicionais da política norte-americana. Indica a direção que o futuro governo tomará, como o Presidente-eleito toma suas decisões e quem serão os principais atores em Washington pelos quatro anos seguintes. Com a divulgação dos últimos nomes, parece que Donald Trump conseguiu subverter mais uma tradição norte-americana.
15/12/2016 13:42 -02
Anadolu Agency via Getty Images

O primeiro passo do Supremo para descriminalizar o aborto no Brasil

Jandira Magdalena dos Santos Cruz, Elisângela Barbosa e Caroline de Souza Carneiro. O que elas têm em comum? Todas morreram tentando realizar abortos em clínicas clandestinas, no Rio de Janeiro, nos últimos dois anos. São histórias que chocaram o país, mas, como tantas outras, caíram no esquecimento. Que a decisão de ontem signifique que menos nomes serão acrescentados a essa lista no futuro.
30/11/2016 17:33 -02
atorresl via Getty Images

O controle de armas saiu vitorioso com o resultado da eleição norte-americana

Entretanto, nem todas as notícias que vieram das urnas na terça-feira são ruins para a agenda progressista. Principalmente em um tema caro para os membros do partido do presidente Barack Obama: leis mais rígidas em relação ao porte de arma. Em quatro estados - Califórnia, Nevada, Washington e Maine - legislações mais rígidas foram propostas nas cédulas de votação para que os eleitores decidissem sobre a compra e porte de arma e munições.
14/11/2016 14:59 -02
Win McNamee via Getty Images

O que esperar do presidente Donald Trump?

Trump não segue um roteiro. É facilmente distraído e atraído por polêmicas sem sentido. E aí jaz uma esperança mais realista: que o presidente Trump se veja envolvido em tamanhas confusões, desde seu primeiro dia, que seu mandato passe sem qualquer outra marca significativa na história além de ter derrotado a primeira mulher candidata a Presidente.
10/11/2016 16:50 -02
Bloomberg via Getty Images

Hillary ou Trump? Um guia prático para acompanhar a apuração das eleições nos EUA

Além da Presidência, estão em jogo hoje diversos outros cargos. Toda a Câmara dos Deputados está sendo renovada e um terço do Senado também. 12 estados estarão elegendo seus governadores e a maioria deles renovará suas assembleias legislativas. Além disso, plebiscitos sobre questões como legalização da maconha e aumento do salário mínimo também serão votados em alguns estados.
08/11/2016 11:46 -02
Comstock Images via Getty Images

O que atrapalha o avanço da participação feminina na política brasileira?

Assim, no total, foram eleitas apenas 638 prefeitas, de um total de mais de 5.500 prefeituras em disputa, representando menos que 12% do total. É um número inferior ao de 2012, quando foram eleitas 664 mulheres. A representação feminina nas Câmaras de Vereadores se manteve estável - 13,5% dos vereadores eleitos este ano, contra 13,3%, em 2012. A tendência de estagnação ou, pior, de retração na participação feminina é preocupante.
01/11/2016 18:51 -02
Mike Blake / Reuters

Não há dúvidas de que Hillary Clinton venceu o último debate

Não há dúvidas de que Hillary saiu vitoriosa desse debate, assim como o fez nos últimos dois. A questão é que a democrata precisa de uma vitória ressonante, para levar consigo o maior número possível de deputados e senadores democratas para DC. E também para minimizar e ridicularizar qualquer reivindicação de fraude eleitoral que Donald Trump venha a fazer. Outra recontagem na Florida, como em 2000, seria desastrosa no cenário atual. Pensando bem, quem precisa de uma vitória maiúscula da candidata democrata é a democracia norte-americana.
20/10/2016 17:50 -02
Lucy Nicholson / Reuters

Donald Trump sobrevive ao debate e deixa todos os republicanos em perigo

Com a sua campanha em chamas, Trump fez o suficiente para evitar uma onda ainda maior de deserções por parte de líderes republicanos. Evitou, assim, que aumentassem os chamados para que se retirasse da disputa e deixasse Pence como cabeça da chapa republicana. O que pode, muito bem, ter sido uma benção disfarçada para Hillary Clinton e o último prego no caixão republicano.
10/10/2016 10:38 -03
ASSOCIATED PRESS

Os erros de Donald Trump podem ser um suspiro de alívio para Hillary Clinton

Pesquisas divulgadas nos últimos dias mostram que essas controvérsias prejudicaram o candidato republicano: Hillary se distanciou de Trump, tanto no nível nacional, quanto na maioria dos estados decisivos. Um suspiro de alívio coletivo pode ser ouvido pelo mundo. Que segurem, por enquanto, as comemorações. O republicano já mostrou capacidade única de se recuperar das feridas autoinfligidas e ressurgir das cinzas. E com um mês até as eleições - e mais dois debates presidenciais -, ainda há bastante tempo para Trump renascer.
05/10/2016 15:09 -03
Raphael Dias via Getty Images

Um outro legado olímpico

Dificilmente o Brasil seria alvo de um atentado, mas fazia muito sentido temer que pudesse ser palco, já que abrigou delegações de países em que esse fenômeno é uma realidade muito presente. Ao apagar das luzes dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos, um dos legados por conta da realização desses é justamente a certeza de termos que debater sobre o terrorismo global em diversas esferas e como encará-lo.
19/09/2016 13:39 -03