OPINIÃO

O xixi da Gisele Bündchen é inteligente

06/02/2014 09:20 -02 | Atualizado 26/01/2017 20:51 -02

O risco de racionamento de água revela um fato inquestionável: a macabra união da irresponsabilidade dos governantes com a ignorância da população.

Todos os governantes -- vou repetir, todos -- sabem que os brasileiros desperdiçam água. E só lembramos disso quando existe, como agora, uma ameaça de racionamento.

O que me irrita é o seguinte: governos gastam bilhões para mostrar, nas publicidades, como são ótimos. Por uma coincidência, nos períodos eleitorais esse furor (com nosso dinheiro) aumenta ainda mais.

Por que não se usa esse dinheiro para coisas mais úteis, focando em campanhas de interesse público voltadas à educação da população? Aí sim se poderia ter um bom retorno.

Apenas agora, com os reservatórios vazios, surgem campanhas para se gastar menos água, fechar a torneira enquanto se escovam os dentes, não ficar muito tempo debaixo do chuveiro, não lavar calçadas.

Daí que que merece elogios a campanha que foi realizada pela modelo Gisele Bündchen, sugerindo que todos fizessem xixi como ela -- durante o banho.

Nas suas contas, 19 pessoas seguindo seu exemplo economizariam 83 mil litros de água por ano.

Com seu gesto, ela fez mais pela saúde do planeta do que a maioria das autoridades.