profile image

Gabriela Cavalheiro

Historiadora cultural e escritora

Historiadora cultural, escritora, interessada em tudo que envolva plasticidade e femininos, Gabriela reside em Londres, de onde escreve para o Gato d’Alice, sua página pessoal, e para o Stella, lounge da Obviousmag.
mdurinik via Getty Images

Menos texto, mais imagem? O desabafo de uma escritora

Portanto, o que eu desejo a todos nós, que escrevemos e que lemos, que amamos o papel escrito e colorido, a notícia bem fundada e a experiência bem contada, é um 2017 com menos textos preguiçosos e mais vontade de fazer melhor. Eu gosto do trabalho pesado, do texto a ser lapidado e da conversa com o editor de conteúdo e espero que este ano nos dê mais oportunidades de sermos mais verdadeiros e menos "copia e cola" nos muitos editoriais que estão por vir.
28/01/2017 16:44 -02
Reprodução/BBC

O que acontece quando mulheres assumem a linha de frente na Guerra

Há poucas semanas, a BBC 3, canal britânico famoso pelos documentários e pela abertura investigativa pra temas bastante variados, lançou seu mais novo documentário, o Stacey on the Frontline: Girls, Guns and ISIS ("Stacey na linha de frente: Garotas, Armas e o Estado Islâmico"), protagonizado pela também britânica Stacey Dooley.
13/12/2016 12:38 -02
Coco Flamingo via Getty Images

Uma viagem pelo mundo me fez entender que o feminismo é para todas

O que todas elas tem em comum? O feminismo. Não um feminismo de dicionário, rotulado e segmentado. Mas um feminismo que é real, que se adequa a contextos muitas vezes díspares e incongruentes. Uma vontade insaciável de serem inteiras, de se construírem e reinventarem, de ser ativa na política de cada cotidiano, mas nem por isso esconderem suas inseguranças e as dificuldades que, muitas vezes, o mundo nos coloca apenas por sermos femininos.
14/11/2016 17:41 -02
TIM WIMBORNE / Reuters

De burkini ou topless as mulheres não são livres

Então, quem coloca o que em quem? Quem estipula qual a minha ou a sua zona de conforto? Quem dita as regras da "liberdade de expressão"? Mulheres de burkini, segundo o questionável governo francês, são oprimidas e, portanto, obrigadas a seguirem determinado código sartorial pra desfrutarem de uma vida social - além, claro, das questões do potencial uso da burca e burkini como instrumentos terroristas.
06/09/2016 11:28 -03
Jessica Peterson via Getty Images

A geração que se prometeu o infinito, mas não está preparada para isso

Normalmente eu escrevo sobre feminismos e coisas plásticas nesse espaço, mas esse texto aqui inclui isso e muito mais, não porque sou mulher e, portanto, incluo aqui algum discurso feminista, mas porque feminismo é lugar de teoria e prática, como todo e qualquer discurso. Então o dilema que se coloca é: as escolhas feitas, agora, tem que funcionar na prática. E por prática quero dizer "tem que pagar as contas", em bom português. As contas que já venho pagando, não com emprego fixo, mas com bolsas de pesquisa.
11/04/2016 16:51 -03
classic_film/Flickr

O preço da beleza

Você já parou pra pensar na diversidade e (quantidade) de produtos que a indústria da beleza desenvolveu nos últimos tempos? Se não, já parou pra pensar se você compartimentou o seu jeito de cuidar do próprio corpo?
22/04/2015 15:51 -03
arquivo pessoal

Quatro anos de Londres... e um doutorado

Quando cheguei eu só tinha uma certeza: eu não iria fazer um doutorado, eu iria viver um. Parece clichê, né? Talvez seja. Mas tudo começou já no finzinho do meu mestrado. Eu era tarada pelo que eu pesquisava e conseguia me ver no meio universitário por um longo tempo na minha vida, mesmo que ainda me sentisse meio deslocada por uma serie de motivos. Só quem faz ou fez um doutorado sabe a coisa sinistra que é, especialmente se você parte pro exílio voluntário, o que só potencializa os sentimentos, os medos, mas também as conquistas.
02/03/2015 15:29 -03
reprodução

'Quanto custou sua Chanel?'

Existem formas de se desviar desses 'desejos'? Bom, eu sou adepta da ideia de que se não tenho como acessar aquele produto X, não vou atrás de cópias, mas de nomes que me proporcionem algo 'original' ou reinventado.
04/01/2015 13:03 -02
reprodução

"Poxa, mas ele é um cara tão legal"

Há alguns dias passei por uma situação que poderia muito bem sequer ter sido notada, mas acho que depois do meu ultimo texto por aqui e de tudo que se tem debatido e experimentado nessa área não tive como abstrair.
06/10/2014 20:49 -03