OPINIÃO

A Copa do Mundo é nossa

02/06/2014 10:33 -03 | Atualizado 26/01/2017 21:36 -02

2014-05-30-copa_cultural.png

Que ruflem os tambores! Está chegando a hora. O Dia dos Namorados nunca teve uma concorrência tão forte como em 2014. No dia 12 de junho, a bola começa a rolar para mais uma edição da Copa do Mundo. O Brasil vai parar! 64 anos depois, o país tem uma nova oportunidade de conquistar o Mundial em casa.

Para você já entrar no clima da festa, abaixo um breve histórico dos mundiais, de 1930 até 2010!

A Copa do Mundo

A Copa do Mundo é o evento esportivo com maior audiência no mundo. A edição de 2010, na África do Sul, foi transmitida para todos os países e continentes, inclusive para a Antártida e para o Círculo Polar Ártico. A audiência domiciliar da competição alcançou mais de 3,2 bilhões de pessoas, compreendendo 46,4% da população mundial, considerando os telespectadores que acompanharam pelo menos um minuto de cobertura. Isso representa um aumento de 8% no número de pessoas que assistiram à Copa do Mundo da Alemanha, em 2006, pela televisão. (Fonte: fifa.com)

Desde a sua fundação, a Fifa já insinuava para a possibilidade de organizar um torneio de futebol entre as seleções de futebol que não fosse as Olimpíadas. A ideia ganhou força na década de 20, após o fim da I Guerra Mundial. A proposta era realizar um torneio "aberto" em que pudessem competir seleções amadoras e profissionais - o que confrontava com o ideal amadorista dos Jogos Olímpicos. Jules Rimet, presidente da entidade entre 1919 e 1945, foi um dos que mais lutou para que esse sonho virasse realidade.

Durante um congresso em 1928, o Uruguai foi escolhido para ser a sede da primeira edição da Copa do Mundo Fifa - nome em alusão à FA Cup (Copa da Inglaterra), a mais antiga competição de futebol, com início em 1871. O torneio, que seria realizado de quatro em quatro anos, foi disputado por 13 seleções em 1930 e o país-sede ficou com o título ao vencer a Argentina por 4x2, na final. O campeão ficou com a posse provisória da Taça Vitória das Asas de Ouro, posteriormente, rebatizada como Taça Jules Rimet, em homenagem a um dos principais idealizadores da Copa do Mundo.

Graças ao sucesso do Mundial do Uruguai, a Fifa foi obrigada a realizar as Eliminatórias, já que o número de vagas era inferior ao número de seleções interessadas em participar dos próximos torneios. Até a Copa do Mundo de 2010, foram disputados 773 jogos em um total de 19 edições. O Brasil é o maior vencedor com cinco conquistas, seguido por Itália, com quatro, e Alemanha, com três.

Em 1970, a seleção canarinha alcançou seu terceiro título mundial e, por isso, ganhou o direito de ficar com a posse definitiva da Taça Jules Rimet, que acabaria sendo roubada.

Confira abaixo, um vídeo stop motion com o gol do título.

Atualmente, o campeão recebe de forma provisória a Taça Fifa, que, ao contrário do primeiro troféu, não ficará em definitivo com nenhum país.

Post originalmente publicado em Blog do Futbox.

Acompanhe mais artigos do Brasil Post na nossa página no Facebook.


Para ver as atualizações mais rápido ainda, clique aqui.


MAIS COPA NO BRASIL POST:

Copa 2014: Onde vão rolar as FIFA Fan Fests